sexta-feira, 1 de novembro de 2019

As necessidades, a vontade e o desejo (A vontade e o desejo) cap.11

NAVEGANDO PELO CÉU 

Noite, oceano-céu
Nele a lua a navegar
Nestas águas fazem luz
As estrelas deste mar

Noite, oceano-véu
Misteriosa imensidão
Neste seio a velejar
Voam vidas, vem e vão

Desde a órbita do olhar
Saltam duas negras niñas
Sereias a mergulhar
No infinito deste breu

Desde a órbita do olhar
Saltam duas bailarinas
Sobre as ondas a valsar
Nas belezas deste mar

---------------------------

Acho importante refletirmos sobre as necessidades do corpo, a vontade e o desejo.

O nosso corpo físico sente fome, sente frio, sente calor, sente a necessidade de ir ao banheiro, sente a dor, etc. Se não satisfazemos as necessidades do corpo, ele sofre, e como estamos ligados ao corpo, normalmente nos identificamos com as sensações físicas e produzimos alguns sofrimentos psicológicos: angústias, tristezas, ansiedades, medos, etc.

Por meio do nosso corpo físico temos várias vivências com os cinco sentidos; sabores, cheiros, imagens, sons, texturas, etc. Por meio de cada uma destas experiências criamos memórias das sensações, e muitas das vezes criamos o "desejo" de reviver algumas destas sensações.

A fome é uma necessidade do corpo, o "desejo" de comer é uma necessidade psicológica que criamos. Muitas vezes o nosso corpo físico está satisfeito após uma refeição, mas o nosso desejo de comer ainda assim continua comendo!

A "vontade" é uma força gerada pela consciência quando realiza algo que precisa realizar, conscientemente e não pelo desejo. Meu corpo físico está satisfeito, mas os meus egos da gula "desejam" continuar comendo. A consciência interrompe este desejo, usando da força da "vontade", e vai se disciplinando, fazendo uma reeducação alimentar, enfraquecendo aos poucos os egos da gula e desenvolvendo a virtude da temperança.

No próximo capítulo vou encerrar este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário