domingo, 10 de novembro de 2019

Gatilhos-ego (A preguiça) - cap.22

Diálogo 

(Homem) - Você é um CORAÇÃO divino dentro de um corpo-alma!

(Anjo) - Você é uma alma sensível dentro de um corpo-coração! 

---------------------------------

Na natureza temos a dualidade por todos os lados. O dia e a noite, o calor e o frio, a chuva e a seca, o alto e o baixo, o doce e o salgado, etc, etc, etc.

Assim como podemos criar gatilhos conscientes, todos os egos são gatilhos que se desenvolvem de forma inconsciente em nós!

O gatilho consciente é um jardim bem cuidado pelo jardineiro-alma, o gatilho inconsciente é o mato crescendo e destruindo o jardim, enquanto o jardineiro preguiçoso não cuida de si.

O mato sempre cresce, a sujeira sempre se instala, a desorganização sempre se desenvolve, são forças entrópicas, TENDÊNCIA. "Para descer todo santo ajuda!".

O jardim bem cuidado, a limpeza, a organização sempre se desenvolvem quando a consciência atua, trabalha, pulsa, vive. Toda subida requer energia e condução, consciência!

Os egos são gatilhos inconscientes, ignorantes, e as pessoas não sabem que estão sendo governadas por hábitos. É uma zona de conforto, deixar as manias comandarem a vida.

Diante da necessidade de algum esforço o ego da preguiça se encosta; diante de alguma contrariedade o ego da raiva explode, em diferentes níveis e intensidade; diante de certos gatilhos surgem os ciúmes, o orgulho, a inveja, a arrogância, a impaciência, a intolerância, os preconceitos, etc, etc, etc. Os gatilhos inconscientes são como mato, cresceram e continuam crescendo por todas as partes em nossas vidas, e fazem os egos crescerem, sufocando as nossas almas, adormecendo as nossas consciências.

Desconstruir egos é um trabalho para conquistar a liberdade do SER.

Ou cuidamos do jardim ou o mato toma conta; ou vivemos de forma consciente, ou vamos viver criando egos e sendo controlados por estes defeitos psicológicos. Não conheço outro caminho, não conheço meio termo.

No próximo capítulo vou escrever sobre o "Caos".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário