sábado, 9 de novembro de 2019

Psicologia Reversa (A preguiça) - cap.14

Aquele que provou a fragrância do "AMOR" vive a visitar o jardim no coração, à espera "DELE"!

Na varanda do olhar-alma senta-se junto às rosas sob o céu estrelado, na brilhante imensidão de si. Atentamente se enamoram... 

No mistério de estarem eternamente unidos, se encontram magicamente separados para perfumar o romantismo de se buscarem calorosamente, com delicadeza e ternura!

-----------------------------------

A psicologia reversa é um mecanismo que acontece muito comumente nos seres humanos.

Eu posso dar uma orientação verdadeira para uma pessoa, mas por orgulho ela pode fazer exatamente o inverso, só para me contrariar, e a prejudicada é a própria pessoa!

Corrigir as pessoas, usando de uma conduta arrogante, criticá-las, mostrar-lhes seus defeitos usando de um tom de deboche, um tom agressivo, com uma postura que busca diminuí-las, são formas de atacar a "auto-estima" destas pessoas, são atitudes inconscientes, destrutivas. Quando agimos assim com as pessoas, provavelmente elas vão se defender, é um reflexo psicológico de preservação, e mesmo que estejam sem razão, vão agir contra a pessoa agressora.

Muitas(os) mães e pais, ao corrigirem suas(eus) filhas(os), acabam gerando a "psicologia reversa", induzindo os filhos a fazerem exatamente o contrário do que eles estão dizendo.

A psicologia reversa pode ser acionada quando o orgulho fica ferido, ou por não simpatizarmos com a pessoa que nos fala, ou por termos raiva da pessoa que nos diz, etc.

Volto a escrever sobre este assunto porque compreendo que ele é muito importante.

Minha postura nesta vida é aprender a falar de forma serena, de forma amiga, de forma respeitosa com as pessoas. Não tenho vontade de ficar apontando erros nas pessoas, chamá-las de preguiçosas, de mentirosas, de orgulhosas, etc. Se as pessoas ficassem me chamando de preguiçoso eu tenho certeza que eu provavelmente teria criado uma psicologia reversa e talvez isto se transforma-se em um trauma para a vida toda. E toda vez que alguém viesse me pedir pra ser organizado eu lembraria e produziria emoções de raiva. E talvez eu fizesse questão de ser desorganizado, uma forma de agredir o mundo que me agrediu.

Se eu não posso ajudar, não tenho vontade de destruir as pessoas.

Quem busca o despertar da consciência pode ser vítima do ego do perfeccionismo que fica apontando erros nos demais! Pode se achar a pessoa virtuosa com moral pra ficar rebaixando as demais... Isto é muito triste. Eu cai nestes egos e machuquei pessoas, por isto estou lutando pra desconstruir estas inconsciências e aprender a respeitar.

Escrevo este capítulo pra combater este ego que destrói os relacionamentos.

No próximo capítulo vou ilustrar com um exemplo bem interessante.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário