domingo, 3 de novembro de 2019

Casos especiais (A preguiça) - cap.08

Busco fazer da minha boca um jardim, e da minha consciência um jardineiro fiel. Busco retirar as ervas daninhas com o amor, e fazer do verbo um perfume que me ilumina!

---------------------------

Para as pessoas que não possuem algumas rotinas eu acho saudável criarem. Os egos da preguiça se tornam muito fortes e nos afastam das tarefas, por este motivo, no início talvez seja prudente a criação de tarefas pequenas, mas continuadas.

Estas sugestões são para pessoas que estão afetadas por problemas com depressão, drogas, fraqueza por alguma disfunção hormonal, etc. Estes problemas muitas vezes debilitam e enfraquecem a "vontade" das pessoas.

Sugestões:

Se propor a lavar, secar e guardar a própria louça, em todas as refeições. Ao conseguir uma continuidade a pessoa vai despertando em si a força de vontade, a continuidade de propósitos, a determinação.

Se propor a deixar o banheiro em ordem toda vez que sair dele. Se propor a arrumar a própria cama após o despertar.

Com dinâmicas básicas uma pessoa vai se disciplinando e aos poucos vai se capacitando para tarefas maiores. Com o tempo se tornam resistentes ao ponto de terem condições de conseguirem um emprego em alguma empresa e se manterem nele.

A realização de atividades faz nascer dentro da pessoa o sentimento de dignidade, integridade, de valor, melhora a auto-estima, a auto-confiança, a imunidade.

Acho muito triste quando convivemos ao lado de pessoas que tem dificuldades de se organizar e as criticamos, as chamamos de preguiçosas...  Com atitudes assim nós corremos sérios riscos de afundar as pessoas, de prejudicar a auto-estima delas, de fazermos com que elas criem traumas, fobias... A psicologia reversa é perigosa!

A consciência tem o poder de ajudar de forma amorosa, respeitosa, carinhosa, humana. Os egos destroem.

No próximo capítulo vou escrever sobre o equilíbrio interior.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário