domingo, 10 de novembro de 2019

Anjos da Guarda (A preguiça) - cap.19

A consciência é um botão rodeado de mil pétalas-virtudes!
A sua essência, amor, as mantém unidas a embelezar a minha terra-corpo, agraciando o meu olhar e confortando o meu coração com o aroma da paciência, tolerância, compreensão, perdão e tantos outros perfumes!

---------------------------------

Se eu tenho que retirar um monte de terra usando as mãos, digamos que vou levar um ano; se eu tiver uma pá de pedreiro, levarei um mês; se eu tiver uma pá de pedreiro e um carrinho de mão, levarei poucos dias; se eu tiver um pequeno trator, levarei umas duas horas.

Uma disciplina, quanto mais eficiente seja, é uma ferramenta que potencializa o resultado da desconstrução dos egos e do despertar da minha consciência. As disciplinas inteligentes potencializam os resultados de qualquer pessoa, em qualquer área de ação.

Comentei sobre a disciplina de, após alguma refeição, lavar no mínimo os utensílios que eu usei, secá-los e guardá-los. Mesmo que fiquem outras louças sujas na pia, que não foram deixadas lá por mim. Depois que eu usei esta disciplina uma certa quantidade de vezes, criei uma memória dela. O ato de fazer alguma refeição se tornou um "gatilho" que me faz lembrar da disciplina, e após lembrar eu também desperto outro "gatilho", fazer a disciplina de forma "reflexiva". Após a lembrança eu decido se vou fazer ou não a disciplina. E a faço de forma reflexiva, consciente, para que não se torne um hábito. O SER que sou é quem fica no comando, não é a disciplina que me governa.

Os "gatilhos" conscientes são como "anjos da guarda", economizam a minha energia, fazendo com que eu não precise fazer esforços para me lembrar do que preciso fazer.

Tenho meus estratégicos "anjos da guarda", meus auxiliares.

Pra quê complicar a vida se posso descomplicar? Se posso simplificar? Porque ficar sempre me esquecendo onde estão as coisas se posso ter um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar? Porque vou viver indisciplinadamente, sabendo que este viver torna a minha vida mais pesada, quando posso viver de forma disciplinada e ter uma vida mais leve?

Os egos não são inteligentes.

No próximo capítulo vou escrever sobre a eficiência.
Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário