domingo, 3 de novembro de 2019

Considerações (A preguiça) - cap.05

O desejo é laço que enraíza
Sufocando a liberdade
O amor é brilho de estrela
Em luz navega pelo céu!

O querer é o fruto do desejo
A ansiedade, o seu destino
O respeito é o fruto do amor
A paz no lago cristalino!

---------------------------

Nós seres humanos temos uma natureza parecida em questões básicas. Produzimos pensamentos, emoções, temos um corpo físico, temos os cinco sentidos (exceto pessoas com limitações), estamos sujeitos a dualidade, temos os egos da raiva, orgulho, medo ciúmes, fanatismos, em maior ou menor grau, etc.

Em muitos aspectos as experiências de uma pessoa pode servir para outras, mas em alguns pontos a lógica talvez não funcione.

Nos livros que escrevo compartilho experiências no sentido de estimular reflexões, contribuir com o estudo sobre a natureza humana, contribuir com o despertar da consciência, com a construção de uma sociedade consciente.

As minhas disciplinas talvez possam ser usadas na vida de muitas  pessoas, em outras situações podem estimular as pessoas a criarem disciplinas que se adequem melhor a sua própria natureza, e algumas pessoas vão ler por curiosidade e não vão fazer os exercícios.

Imagino que sejam poucas as pessoas que tenham uma atitude científica, que leiam e façam as experiências, que façam os exercícios. 

Os livros que escrevo não são textos para entretenimento, são exercícios. Em se tratando de aprendizado, aprimoramento, devemos exercitar, repetir, repetir, repetir. Incorporar o básico e aos poucos expandir os saberes. E cada saber incorporado precisa ser exercitado durante a vida.

No próximo capítulo vou escrever sobre as rotinas.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário