sábado, 2 de novembro de 2019

Prudência (A preguiça) - cap.03

A consciência é como um filme fotográfico, precisa ser revelada!

---------------------------

Já escrevi sobre a disciplina da "Prudência", antes, durante e depois das atividades. Vou recapitular esta disciplina.

Ao acordar, arrumar a cama, trocar de roupa, e antes de sair do quarto verificar se tudo ficou em ordem.

Antes de tomar banho, verificar se todo o necessário está organizado. Toalha, roupas, sabonete. Durante o banho observar-se e descobrir os  comportamentos inconscientes que se reproduzem nestes momentos. Após o banho secar o banheiro, recolher a roupa suja e colocá-la em um lugar devido, estender a toalha, e antes de sair verificar se o banheiro ficou em ordem.

Antes de fazer uma refeição, verificar não falta nenhum ingrediente; fazer o alimento; deixar a pia limpa; fazer a refeição; lavar, secar e guardar os utensílios; e antes de sair do local, verificar se tudo está em ordem.

Ao chegar no ambiente do trabalho, verificar se tudo está em ordem. Antes de sair do trabalho, verificar se tudo está em ordem.

Para que a disciplina não vire um hábito, uma mania de organização, realizar as tarefas de forma reflexiva, consciente.

Coloquemos luz e o escuro se afasta, coloquemos consciência e os egos vão perdendo espaço. Uma forma de desconstruir os egos da preguiça é colocando em nossas vidas a luz da "diligência". Diligência é a virtude oposta ao ego da preguiça.

Vivendo de forma consciente não deixamos rastros de desarmonia pelo caminho. Não gritamos de dentro do banheiro para que alguém pegue a toalha que esquecemos; não deixamos desarmonias na cozinha, no quarto, no quintal, no trabalho, etc.

No próximo capítulo vou escrever sobre o "deixar pra depois".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com
.

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário