sábado, 30 de novembro de 2019

Livro 6 - Complemento (Recapitulação) - cap.11

CÉU 

Tantas flores voando do peito
O ar que respiro florido está!
Inspiro o perfume celeste 
Da luz em minh'alma, a me alimentar

Flores versam, versos flores
Ao mundo eu lanço as rosas do Ser
E junto envio aos jardins, belas cores
Do Sol-primavera que nasce da paz!

Voei horizontes em busca de Deus
Pousando em minh'alma encontrei-o no amor
Na imensidão pelas eras vividas
Levei muitas vidas para o abraçar!

---------------------------

Senti a necessidade de fazer um complemento na recapitulação sobre o Livro 6, A Ira.

Além do que escrevi no capítulo anterior, acrescento a desconstrução da IMPULSIVIDADE.

Todos os egos são inconsciências, e por serem inconsciências se manifestam de forma impulsiva, impensada, irrefletida.

O bom senso nos mostra que não é prudente tomarmos decisões quando estamos com a mente excitada, ou com o centro emocional excitado, ou com o corpo físico agitado. Quando estamos tristes, eufóricos, apaixonados, com raiva, são situações onde é prudente não tomarmos decisões. Nestes momentos é prudente esperarmos estas energias passarem. Desta forma trabalhamos para ir desconstruindo o vício da impulsividade.

Se nos educamos aos poucos para sermos pessoas reflexivas antes de qualquer ação, enfraquecemos a impulsividade, e quando os egos da ira se manifestam, pela disciplina nos posicionamos de forma reflexiva antes de pensar, falar ou agir. 

Os egos da ira são como bombas, produzem destruição no corpo da pessoa irada, atingem as pessoas que são alvos da raiva, e os estilhaços contaminam o ambiente, afetando quem estiver por perto.

Uma pessoa que está aprendendo a jogar tênis repete e repete, e repete, e repete muitas vezes as jogadas básicas. Da mesma forma uma pessoa que está aprendendo matemática repete diversas vezes os exercícios, até dominar as fórmulas, usando-as em diferentes perspectivas. Depois de dominar, segue praticando para aprimorar este saber e mantê-lo vivo!
Eliminar os egos não é diferente, é necessário repetições de exercícios. São muitas tentativas, muitos erros, e aos poucos os acertos começam a acontecer em pequenas doses que vão aumentando. Dedicação, continuidade, paciência.

No próximo capítulo vou recapitular o livro  7.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário