sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Livro 6 - A raiva (Recapitulação) - cap.10

Futuro feliz é a infância da vida no olhar das crianças!

---------------------------

Eu compreendo que a virtude da serenidade é fundamental para a manifestação da consciência, logo, os egos de raiva são grandes obstáculos para o despertar.

Infiltrações: se eu não consertar o telhado quebrado não adianta eu pintar as paredes mofadas por conta das infiltrações. Quando chover as infiltrações voltam e as paredes voltam a mofar!

Para desconstruir os egos da ira eu preciso desconstruir os egos que fazem parte das engrenagens que alimentam a raiva e dentre eles os principais são a  impaciência, a intolerância, a falta de resignação, as competições, o orgulho, a prepotência, etc. 

Como estratégia para desconstruir qualquer ego eu o observo, o analiso por meio de reflexões conscientes, descubro a sua falta de sentido, descubro o quanto este ego necessita ser eliminado para não destruir a  minha vida, e então eu começo o trabalho de aos poucos ir freando estes comportamentos ignorantes, enfraquecendo-os, tirando seu alimento, colocando consciência no lugar.

No caso da raiva uma estratégia principal que uso é mudar o meu verbo, retirar dele as palavras ofensivas, palavras de baixo calão. Os egos da ira sempre usam palavrões, xingamentos, ofensas. Quando um ego da ira vai se manifestar em um corpo que está educado para não ser hostil, este ego fica sem as pernas! Já imaginaram um ego da ira sendo gentil? Se abrindo para ouvir o ponto de vista da outra pessoa? Sendo sensato?

Para eliminar os egos da ira eu vou colocando na minha alma a luz da GENTILEZA!

Aos poucos eu também venho eliminando da minha vida todos os tipos de competições. Competir pra estar com a razão, desejar ser o melhor na profissão, na limpeza da casa, desejar estar por cima das demais pessoas, etc. Vou me educando para a cooperação, colaboração, construir junto, buscar o bem do coletivo. Desta forma vou acabando com os motivos da raiva em mim.  

Toda discussão, brigas, conflitos pequenos ou grandes, eu os combato, eu os vou eliminando da minha vida. No lugar da destruição eu decido colocar na minha vida a paciência, a tolerância, o respeito ao livre arbítrio, a resignação, a cooperação, a amizade.

Amanhã eu voltarei a escrever e vou fazer uma recapitulação do livro 7.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário