domingo, 24 de novembro de 2019

Livro 5 - O respeito ao livre arbítrio (Recapitulação) - cap.08

A fé é o amor, consciência. Quando desperta, mesmo sendo grão de mostarda, move as montanhas dos sofrimentos, retirando-as do caminho.

---------------------------

Na natureza estamos todos conectados e todas as nossas ações ou não ações afetam o coletivo. Só de estar vivo eu já estou interferindo em toda a natureza, eu respiro, eu como, eu modifico tudo ao meu redor, mudanças pequenas e grandes.

Por interferirmos na vida uns dos outros, temos responsabilidades uns com os outros. Sendo ou não conscientes disto, é uma realidade.

Algumas pessoas tem pouco livre arbítrio, pois não podem sair de uma cama. Outras tem o livre arbítrio limitado por não poderem falar, outras por não poderem andar, outras por não poderem ver, etc.

Os egos se apropriam do nosso livre arbítrio ao dominarem as nossas vidas, escravizando a nossa consciência. Algumas pessoas estão tão viciadas em drogas que não tem mais liberdade para outras escolhas... Vivem pensando em drogas, sentem falta, buscam conseguir dinheiro para ter as drogas, etc... Perdem o emprego, perdem a família, perdem os amigos, perdem a dignidade...

Minhas filhas e filho tem o livre arbítrio e eu preciso respeitar. Quando pequenas e pequeno necessitavam de todo apoio, depois começaram a aprender a pedir as coisas chorando, depois começaram a andar e o livre arbítrio foi aumentando. Podiam ir pra cá ou pra lá... Depois já iam ao banheiro sozinhas(o), ao quintal... Depois iram pra padaria... Depois iram pra casa de amigas(os)... Depois começaram a ir pra festas! Bem, é um grande desafio ser Pai e Mãe! Ter que proteger e ao mesmo tempo respeitar a liberdade...
Apesar dos riscos, precisamos respeitar o livre arbítrio.  

A outra pessoa pensa diferente de mim e tem este direito, outra pessoa frequenta uma religião que não aprovo, mas tem o direito, outra pessoa criou egos perigosos e foi um direito dela.

Quando a pessoa, no uso do seu livre arbítrio, ameaça  a minha integridade, aí eu preciso usar do meu "amor próprio" e me defender. Eu combato Hitler em defesa da minha vida, mas posso respeitá-lo por ser quem é. 

Pessoas doentes não precisam ser desrespeitadas, precisam ser tratadas! Os egos são doenças psicológicas, precisam ser tratados. Não adianta eu ter raiva de pessoas doentes, são inconscientes. Mas, não vou deixar que me prejudiquem e ficar quieto, vou me defender do jeito que puder.

Eu estou trabalhando nesta direção, para que a virtude do respeito cresça, cresça, e cresça em mim! Preciso aprender a respeitar os grandes diabos, eles estão cumprindo com a missão deles. Respeitar não significa ser conivente, não significa ser omisso. Respeitar é ser CONSCIENTE!

No próximo capítulo vou concluir a recapitulação do livro 5.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário