sábado, 23 de novembro de 2019

Livro 3 - A morte do ego (Recapitulação) - cap.04

Oração do Coração

Uma flor, peço, em mim semear...
Pra florir o amor!

Violeta-beijo, Rosa no olhar, toque Gira-Sol...
Por onde andar, levar perfume

Florescer carinho numa canção, melodia flor...
Por onde andar...  Borboletas!

---------------------------

Os egos são hábitos que nós criamos, defeitos psicológicos que adormecem a nossa consciência. Por meio dos nossos corpos ele nos corrompem e produzem estragos para todos os seres ao nosso redor.

Estes egos agem nos cinco centros: intelectual, emocional, instintivo, motriz e sexual. 

Praticando a auto-observação psicológica nós podemos identificar estes defeitos nos cinco centros; criar memórias/registros sobre como eles funcionam e como se alimentam; compreender a falta de sentido destes vícios; e desconstruí-los gradativamente.

A prática da meditação nos ajuda a despertar a consciência da pequena parcela de alma livre que temos. Aprendendo a nos sentir como o SER que não é pensamento, nem sentimentos e nem o corpo, conseguimos analisar os egos sem nos identificarmos com eles. É preciso muita dedicação, exercícios, para chegarmos nesta percepção.

Colocando consciência em nossas vidas vamos enfraquecendo as inconsciências, assim acendemos a luz para que o escuro se afaste. Esta é uma forma simples de começar a tirar alimento dos egos/inconsciências, para que morram aos poucos:

* Retrospectiva diária - no final do dia, deitar, fechar os olhos, relaxar e fazer uma retrospectiva do dia, usando da imaginação consciente. Estes trabalhos, ao longo do tempo, promovem um crescente auto-conhecimento, uma crescente compreensão de si, dos egos, do SER.

* Saúde - amor é consciência, amar o corpo que ganhamos da Mãe natureza é agir com consciência. 

Aos poucos produzir uma reeducação alimentar, retirando os alimentos que são nocivos e incluindo alimentos saudáveis. Aos poucos fazer uma reeducação da  postura na alimentação, uma mastigação consciente, fazer das refeições um momento de contemplação, de exercício de presença, concentração.

Selecionar momentos para tomar banho de Sol, em horários que a radiação solar é saudável.

Fazer exercícios físicos, no mínimo alongamentos diários, nem que sejam de dois minutos apenas.

Se disciplinar para beber água regularmente.

Uma vez por dia fazer uma limpeza dos pulmões com inalações e exalações profundas. O exercício dura menos de um minuto. Pulmões com ar renovado, que tenham uma vitalidade solar renovada, oxigenam a corrente sanguínea que leva este oxigênio saudável para todas as células do corpo!

Reservar momentos para o lazer, para sorrir, brincar, para se descontrair, para aliviar as tensões, para harmonizar o espírito.

Em nosso corpo as células velhas vão morrendo e outras novas vão nascendo, de instante a instante. Com um corpo hidratado, com uma alimentação saudável, bem nutrido de radiação solar, bem disposto, todas estas qualidades vão impregnando as células novas que nascem, e o nosso corpo vai se tornando um veículo melhor preparado para a expressão da energia da consciência!

No próximo capítulo farei a recapitulação do Livro 4.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário