sexta-feira, 15 de novembro de 2019

A pontualidade (A preguiça) - cap.28

JARDINEIRO

Minhas flores, poesias, florescem pela luz do amor. Não havendo esta chama elas murcham... 

Nada tenho, sou jardineiro apenas.

Os versos que nas mãos perfumam, nada seriam se não cuidasse da terra (alma) para que a semente (consciência) possa florir, e se não abrisse a janela para que a luz do Sol (amor divino) possa dar vida ao broto!

O poeta é só uma carroça que a qualquer hora pode ficar muda, basta a alma dormir... E dele sairão somente espinhos.

---------------------------------

Muitas vezes atrasamos em nossos compromissos por preguiça de nos organizarmos.

A pontualidade é uma disciplina, os atrasos são por falta de organização.

Pode acontecer de uma pessoa ter uma condição de vida muito atribulada que dificulte o despertar da consciência, colocar disciplinas na vida. Por exemplo uma pessoa que trabalhe demais, viva na pobreza, tenha pouco dinheiro, muitas contas pra pagar, se alimente mal, tenha uma saúde debilitada, tenha poucas horas de sono por dia, e tenha que acordar cedo para trabalhar... Nestes casos o corpo da pessoa normalmente fica necessitando de ficar na cama por mais tempo... Aqui não é o "desejo" de ficar na cama, mas a "necessidade" de proteger o corpo!

Vivi em condições muito precárias e tive que lutar contra muitas adversidades para ir aos poucos trilhando o caminho do despertar. Sei que as dificuldades não podem ser "desculpas" para desistirmos, precisamos ser fortes!

Hoje em dia eu abri mão de muito trabalho, diminuí a minha renda, tenho mais tempo livre pra buscar o equilíbrio físico e psicológico, mas continuo na pobreza.

Me reeduquei para sempre estar com meia hora de antecedência nos meus compromissos. Alimento esta disciplina há anos. Raramente me atraso em meus compromissos, mas acidentes podem acontecer, e não tem problema que aconteçam.

Temos a tendência de nos tornarmos pontuais no atraso! Paradoxos... Chegarmos pontualmente meia hora atrasados... Sempre... Ficamos com o estigma: Ah, fulano, não se preocupe, vai chegar meia hora atrasado.
Se podemos ser controlados por um hábito do atraso pontual, porque não estarmos no controle de uma disciplina da pontualidade? O que é mais inteligente? O que é mais saudável?

A disciplina da pontualidade ocupa os espaços na minha vida que seriam ocupados por egos da preguiça. E com a pontualidade eu tiro alimento de vários egos de "ansiedade". Quando estamos atrasados geramos "preocupações", "ansiedades", temos a tendência de correr pra fugir do atraso, e nas ações movidas pela ansiedade cometemos muitos erros. Um círculo vicioso!

O hábito de se atrasar cria e alimenta muitos egos. A disciplina da pontualidade tira alimento de muitos egos, é muito importante para o despertar da consciência!

Os egos dos atrasos, como qualquer outro, são desconstruídos aos poucos, uma reeducação no viver.

No próximo capítulo vou concluir este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário