domingo, 10 de novembro de 2019

A ordem e o caos (A preguiça) - cap.23

Pulmão da alma 

O carinho, feito o ar, é o invisível alento do amor que o coração respira!

---------------------------------

A vida é um fenômeno onde temos a possibilidade da individualidade apesar de nos desenvolvermos o tempo todo dentro da coletividade. A flor é um SER, tem a sua alma, mas necessita da terra, do Sol, da água. Parte do sentido da sua existência é colaborar com os seres do exterior.

As vidas se relacionam, se complementam, dão sentido umas para as outras. 

Os seres damos sentido para as vidas uns dos outros. Uns com o dom da medicina, outros com o dom das artes, outros com o dom da matemática, etc, etc, etc.

Todos necessitamos da terra, do Sol, da água, do ar. Todos necessitamos do reino mineral, vegetal e humano. Vários seres individuais vivendo uma experiência coletiva.

---------------------------------



O Caos na natureza se desenvolve sempre. Ele nos coloca a necessidade de nos movermos, de realizarmos, de vivermos.

Sentimos fome e precisamos ir atrás dos alimentos, sentimos frio e precisamos ir atrás de agasalho. As necessidades nos movem pra trabalharmos para comermos, para termos uma moradia, para sobrevivermos.

Por mais que desconstruamos os egos da preguiça não significa que vamos acabar com caos. A desorganização sempre acontecerá, a sujeira sempre vai se estabelecer, a entropia vai continuar. A consciência administra, busca a harmonia.

Durante o processo de viver vamos descobrindo os prazeres e os desprazeres, e vamos vivendo experiências, amadurecendo a consciência, desvendando mistérios. E vamos ajudando uns aos outros, com os nossos dons. Mas, também temos a tendência de criar vícios psicológicos, os egos...

Alguns seres trabalham buscando contribuir com os seus dons, compartilhando os seus saberes, colaborando para a construção de uma sociedade melhor. Se a sociedade se degenera, todos sofremos juntos. Se a sociedade melhora, todos colhemos os frutos.

No próximo capítulo vou concluir este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário