sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Desconstruindo um ego da preguiça (A preguiça) - cap.26

Lamparina do SER

O coração é a lamparina
O azeita é a "fé"
A chama é a "vontade"
O amor é a luz... Consciência! 

---------------------------------

Para desconstruir este ego, primeiramente eu fiquei sofrendo, lutando para não dormir quando não podia... Ficava dando murro em ponta de faca, não resolvia.

Fui analisando as características deste ego, como havia sido criado e como era estimulado. 

Ele sempre surgia após o almoço, uma vontade de dormir. Depois migrou para dormir sentado em alguma cadeira ou no carro. Depois migrou para dormir em pé, em um ônibus ou dando aula, quando o meu corpo ficava na mesma posição... Assim são os egos, vão se alastrando em nossas vidas, se adaptando a diferentes condições, seja o orgulho, a raiva, os preconceitos, os fanatismos, os ciúmes, a luxúria, etc. As experiências adquiridas na desconstrução de uns egos, muitas vezes servem para outros.

Para desconstruir este ego eu fui cortando as bases dele, parei de deitar após o almoço. Depois eu fui parando de ficar sentado e comecei a me manter em movimento. Quando o ego começava a se manifestar usava o movimento. Aos poucos, dia após dia, o ego foi enfraquecendo e eu reeduquei o meu corpo físico para manter-se desperto após o almoço. Foi possível observar o ego enfraquecendo e morrendo.

Neste caso desconstruí o ego aos poucos, grão a grão, praticando o "desmame" que é usado para que o corpo físico se liberte do vício de drogas. Ir diminuindo as doses aos poucos. A libertação final chegou quando eu comecei a esquecer deste ego. Deixou de ser um fantasma.

Hoje em dia, quando tenho tempo, eu me deito após o almoço, mas uso uma estratégia. Depois do almoço eu faço algumas atividades primeiro, tipo lavar a louça, secar, guardar e fazer alguma outra atividade necessária, e só depois me deito para um descanso. Esta estratégia é para que o meu corpo físico não associe o deitar com o "após o almoço". Para que o "depois do almoço" não se torne um "gatilho". Desta forma não tive mais problemas com este ego.

Outra forma de não permitir que surjam novos destes condicionamentos é não deitar-me após o almoço com frequência, faço isto esporadicamente.

No lugar do ego ficou uma energia de atenção, se assemelha ao condicionamento, mas é diferente porque é uma energia conduzida pela consciência. No condicionamento a consciência fica adormecida e o hábito controla o corpo, na disciplina a consciência fica desperta e no controle.

Nesta vida ou eu educo conscientemente o meu corpo, ou desenvolvo hábitos que vão deseducá-lo. Não conheço meio termo.

Busco libertar a minha alma e isto significa "estar no controle"!

No próximo capítulos vou fazer algumas considerações que vejo como importantes.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário