domingo, 24 de novembro de 2019

Livro 5 - A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio (Recapitulação) - cap.06

Viver é estar diante da Esfinge, "Decifra-me" é o despertar da consciência, "Te Devoro" é o ego.

---------------------------

Vou separar um capítulo para cada assunto. Neste vou tratar da "Tolerância".

Tolerância é o ato de tolerar, suportar algo, aguentar, resistir.

A dualidade faz parte de toda a natureza. O dia e a noite, o salgado e o doce, o Sol e a Lua, a seca e a chuva, etc, etc, etc. A dualidade psicológica nós a criamos. A tristeza e a alegria, o ânimo e o desânimo, etc.

Cada pessoa tem a sua liberdade de ser como se sinta feliz, e o jeito de ser das pessoas nem sempre combinam com o que nos agrada. Quando as escolhas das demais pessoas é um direito delas e não interfere em nossa vidas, compreendo que este direito deve ser RESPEITADO.

A intolerância com a religião alheia, com o gosto esportivo alheio, com a opção política alheia, com o jeito que as pessoas se vestem, com a natureza da sexualidade alheia, etc, é uma falta de respeito, uma inconsciência.

Os egos criam engrenagens de inconsciência, dando sustentação uns para os outros. Estas engrenagens precisam ser observadas, analisadas, compreendidas e desconstruídas.

Um pai que tem vontade de eliminar o ego da intolerância  que não tolera a homossexualidade do seu filho, precisa também descobrir os outros egos que fazem parte da engrenagem. O orgulho dele está ferido? Se acha diminuído porque o filho é homossexual? O ego da vergonha tem medo que outras pessoas descubram? E o principal, tem preconceito contra a homossexualidade?

Orgulho, vergonha, medo, raiva, preconceito. Várias inconsciências, ignorâncias, precisam ser desconstruídas. Qual a base principal de todas? Provavelmente é o PRECONCEITO.

Porque não tolero a religião da outra pessoa? Tem pessoas boas em todas as religiões, e tem pessoas fanáticas, assassinas, pedófilas, em todas as religiões também. Criei um PRECONCEITO contra as outras religiões? Porquê?

Criamos preconceitos (mentais) e estes preconceitos nos levam aos atos inconscientes (intolerâncias). Para acabar com muitas intolerâncias precisamos desconstruir os preconceitos. Este assunto é muito profundo. Sugiro uma releitura do livro 5.


No próximo capítulo vou fazer uma recapitulação sobre a "resignação".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário