sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Qual a importância da empatia? (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 11

Tenho andado simplesmente céu, extasiado...
Tenho olhado os lírios no jardim, poetiza flora, versos sobre a terra!

---------------------------------

Quanto mais eu compreendo os meus processos mentais, emocionais, espirituais, mais eu me capacito para poder me aproximar dos pensamentos e sentimentos dos outros seres.

Me aproximei muito da depressão ao buscar auxiliar uma pessoa, me identifiquei tanto que tive vontade de deixar de viver. Desde então a depressão vem me visitando algumas vezes e eu estou observando-a. A supero em um aspecto e ela me volta com outra face; supero a nova perspectiva e ela me volta com outra; e assim tenho seguido e depois de uns tempos ela agora se apresenta como uma brisa de tristeza. Foi muito rico pra mim observá-la em várias perspectivas!

Eu não busquei esta situação pra mim, aconteceu... Foi uma lição, mas uma lição perigosa! Não foi agradável e eu não tenho vontade de buscar experiências assim. Confio em uma força superior que participa dos meus processos do despertar da consciência, as vezes as lições são bem duras.

A depressão foi e continua sendo uma fonte de estudos pra mim. Hoje me sinto bem melhor capacitado para ter empatia com pessoas que estejam passando por algum tipo de depressão.

O auto-conhecimento me permite conhecer os fenômenos  que se passam nos demais seres humanos, por meio da empatia. Compreender a mim mesmo me capacita para melhor compreender as demais pessoas.

Uma pessoa com um nível de consciência acima do meu tem o poder de compreender processos em mim que nem eu mesmo sou capaz de saber.

Como professor de música eu estou há mais de dezoito anos dando aulas continuamente. Tenho muitos parâmetros para avaliar o  potencial das pessoas que aprendem comigo, mais do que elas mesmas. Elas se avaliam de acordo com a visão que tem de si, eu as avalio de acordo com a visão que tenho de dezoito anos de experiências, observando as pessoas a partir do exterior.

A existência, para mim, é um grande aprendizado muito interessante, as vezes cheia de belezas, as vezes cheia de momentos obscuros...

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário