domingo, 10 de fevereiro de 2019

Verbo consciente (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 26

Compreender o princípio que dá vida ao caos, dominando-o com a leveza de uma criança que movimenta a felicidade da alma em um sorriso... Liberdade!

---------------------------------

De uns tempos pra cá eu venho colocando um pouco mais de atenção no uso das palavras. Sempre que possível afirmo que as minhas colocações estão de acordo com a minha compreensão: "Assim o compreendo"; "Penso que o bom senso nos mostra isto"; "Esta é a minha percepção"; etc.

"Compreendo" que cada pessoa cria suas verdades ou se permite ser conduzida por verdades alheias. As nossas posturas são determinadas pelo nosso nível de consciência.

Eu tenho descoberto muitas verdades para mim, mas são minhas verdades. E as minhas verdades estão vivas, em movimento. Amanhã eu posso ter uma visão mais ampla dos fenômenos e as minhas verdades se transformam.

Alguns fenômenos são verdades-porto-seguro, estáveis, permanecem, outros são verdades relativas, podem ser alteradas. Os egos são fenômenos permanentes, a raiva, o orgulho, a inveja, a ira, o medo, a prepotência, etc. O mundo material é composto de fenômenos estáveis, ruas, carros, casas, seres, etc. Os pensamentos, as emoções, a energia da consciência, da vontade, são fenômenos estáveis também. Mas, as definições sobre os fenômenos são relativas ao nosso nível de consciência, passíveis de imperfeições. Amanhã ou depois podemos ter mais consciência e corrigirmos nossas definições, criando definições mais precisas.

Considerando a empatia eu venho sendo mais cuidadoso com o verbo, pois não tenho vontade de dar verdades, ou de induzir as pessoas a aceitarem as minhas verdades. Da mesma forma que muitas vezes fui induzido a acreditar nas verdades alheias, agora eu sinto o quanto é educado da minha parte não agir assim com as pessoas. 

Ao escrever eu estou refletindo, estou investigando os fenômenos da existência, e estou compartilhando essas minhas reflexões. Talvez eu possa de alguma forma contribuir com o processo de reflexão de outras pessoas, talvez não. Desta forma nos desenvolvemos, acrescentando conhecimentos uns para os outros, crescendo juntos, compartilhando nossas investigações, nossas descobertas.

Por causa de ter descoberto a forma como as expressões das pessoas me induziram a permitir-me ser manipulado por elas, agora eu me coloco no lugar das pessoas que venham a ler meus textos, e vou escrevendo de forma a produzir textos com a energia da consciência.

No próximo capítulo vou encerrar este livreto.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário