sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Complemento (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 21

Senti vontade de fazer um complemento de um parágrafo que escrevi no capítulo anterior.

---------------------------------

" Amar é alimentar a consciência sobre as condições de vida dos seres, e esta consciência está baseada em experiências, memórias. Manter viva as memórias dos sofrimentos dos seres é uma forma de estimular a empatia e por meio dela produzir o Altruísmo. Mas não falo de memória adquirida em livros, vídeos, falo de presenciar a realidade. "

---------------------------------

A televisão e outras mídias, como escrevi, estimulam as pessoas a criarem egos, para mim isto é observável pelo bom senso. Da mesma forma, estas mídias podem estimular pessoas a buscarem atitudes para eliminar egos e despertarem a consciência.

Muitos filmes e livros me estimularam a buscar o despertar da consciência. Estas obras alimentaram em mim a vontade de crescer internamente.

As mídias são como outros fenômenos, estão dentro da dualidade. Um revólver é um instrumento, se torna bom ou mal pelo uso que fazemos dele, o mesmo acontece com as mídias.

A humanidade neste planeta, assim eu percebo, estamos muito presos em vários egos. As pessoas por trás das mídias somos nós, pessoas com muitos egos, logo, é natural que os egos se expressem nas mídias. Mas, também temos algumas virtudes, e estas virtudes também se manifestam, mesmo que sejam em menor escala.

Eu não assisto televisão, no momento não sinto necessidade, ela não está me acrescentando. Agradeço a televisão pelas experiências que ela me proporcionou, me ajudando a amadurecer como ser humano. Agradeço pelas inconsciências que ela me estimulou a criar, e agradeço pelas coisas boas, que foram poucas.

No parágrafo que citei a minha vontade foi de reforçar o que vejo como importante para nós seres humanos, fazermos contato real com o sofrimento dos nossos semelhantes, estarmos ao lado, agirmos de fato e não ficarmos vendo estes sofrimentos apenas nas mídias.

No próximo capítulo vou fazer algumas reflexões sobre problemas mentais.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário