domingo, 3 de fevereiro de 2019

A fama (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 17

O ego é o câncer na alma... Ele faz com que nos matemos e matemos a natureza...

---------------------------------

Vocês se lembram de situações onde ficaram pensando sobre o que as pessoas ao redor estavam pensando sobre vocês? Sobre uma roupa que estavam usando, sobre um penteado, sobre um acontecido? Já fizeram algo de muito errado e depois ficaram com receio que outras pessoas tivessem descoberto? E ficaram pensando o que estavam pensando de você? Já viveram estas fantasias?

Quando eu estive experimentando meus momentos de candidato a Deputado Distrital, no final do ano passado, eu senti energias muito pesadas e quase perdi momentos de sono! E eu era apenas um candidato!

Por conta destas vivências e outras experiências nas quais tenho observado os egos agindo em mim, busco me colocar no lugar de personalidades famosas.

Hoje eu posso sair à vontade pelas ruas, pegar ônibus, ir à feira, etc. As pessoas me tratam bem ou mal e tenho certeza que isto é natural. Se eu fosse um ídolo, como seria?

Não poderia andar tranquilo pelas ruas, provavelmente meus egos iriam me atacar com pensamentos do tipo: estão me vendo? Que saco, já vão pedir autógrafo! Estão me paparicando apenas porque eu sou famoso! Queria ver como me tratariam se eu fosse pobre. Etc.

Sendo um ídolo, como saber se alguém me trata com espontaneidade, ou se é puxa saco, pela minha posição social? Como saber quem tem sentimentos verdadeiros por mim? Nestas condições eu provavelmente iria criar a desconfiança em todo mundo!

Teria que sair com óculos escuros pra poder ir em lugares públicos? Como seria entrar nas redes sociais e ver multidões me elogiando e outras multidões falando mal de mim? Como seria lidar com centenas de fofocas sobre a minha vida? Alguém cria uma mentira de que eu abusei sexualmente de uma criança, e espalha nas redes sociais, ou outras mentiras graves... Como lidar com bombas assim? Até eu explicar tantas mentiras elas vão deixando suas sequelas... Será que eu suportaria?

Ter muito dinheiro e por conta disto poder comprar os desejos dos egos, seja roupa, carro, casa, sexo, o que for... Teria estrutura pra lidar com isto? Como ficaria a minha alma? Cairia em um vazio existencial? Cairia nas drogas, poderia me suicidar como tantas personalidades famosas, bem sucedidas, ricas?

É preciso ter muita estrutura para lidar com situações assim, senão uma pessoa pode enlouquecer! Ser admirado por muitos pode fazer com que uma pessoa crie fantasias de ser um tipo de Deus. 

Fama, pra mim, é vender a alma pro diabo! Se isto um dia acontecer comigo vou ter que rezar muito, pedir muita força para os céus, para me proteger.

Sei que existem muitas relatividades nestas questões, fiz uma reflexão generalizada.

Empatia. Buscarmos nos colocar no lugar das pessoas, buscar sentir o que elas talvez estejam sentindo.

Sugiro releituras reflexivas sobre este capítulo.
Se tiverem vontade de me questionar, de refletir comigo sobre algum ponto, estou aberto. Meu email está no final dos capítulos.

No próximo capítulo vou escrever sobre os programas policiais.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário