domingo, 3 de fevereiro de 2019

Conversando com Chico (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 16

Quando tenho um motivo para ridicularizar alguém, posso usar este motivo como lenha pra acender o fogo da gentileza e falar com respeito. Cabe a mim escolher entre agir como Deus ou como Diabo.

---------------------------------

Ontem, no capítulo 14 eu fiz um comentário sobre o cantor Chico Buarque de Holanda, preciso complementar a fala.

Não conheço a vida do Chico, não sei se ele é uma pessoa consciente ou não da realidade da pobreza. Aparentemente ele e muitos outros artistas me parecem estar envolvidos nas energias que todos nos envolvemos, a cobiça, a vaidade e outros egos.

Na minha adolescência, se eu tivesse oportunidades, eu teria seguido o caminho que a maioria dos artistas famosos demonstram seguir, o caminho de ser ídolo, desfrutar de muitos prazeres egoístas, desejar fama, trabalhar para alimentar a fama. Os meus desejos eram de ser um ídolo, ganhar muito dinheiro, ter uma mansão, um carrão, etc. As portas não se abriram pra mim neste sentido, mas, se eu tivesse me tornado uma personalidade famosa, entraria em um universo que provavelmente não teria saído... No universo da fama os egos, todos, se fortalecem muito, aprisionam a alma, sair se torna um desafio muito grande.

Quem é o Chico? Eu sou o Chico, eu sou Hitler, eu sou todos os seres, virtuosos ou cheios de pecados. Não sou melhor e nem pior que nenhum SER, sou um SER divino como todos os outros, cumprindo com um propósito específico nesta criação.

Em outros textos eu falei sobre o atual presidente do Brasil, negativamente, mas, este homem é um SER cumprindo com seu destino. Eu não sou melhor ou pior que ele, estamos todos cumprindo nossos destinos.

Se amanhã ou depois eu me tornar uma pessoa ao redor da qual as riquezas se acumulam, terei  consciência para continuar levando uma vida simples? Vou usar as riquezas para combater as injustiças sociais? É fácil pra mim falar de pessoas ricas, mas, coloquemos estas riquezas nas minhas mãos, o que eu farei então?!

Eu tenho um profunda vontade de contribuir para o despertar da consciência neste planeta. Se um dia eu for possuidor de riquezas, isto será uma prova pra mim, para eu avaliar se tenho um grande nível de consciência para não me perder nos egos. Enquanto isto não aconteça eu não sei como irei agir, apenas imagino.

Respeito os artistas famosos, não vivo na pele deles pra saber como é  lidar com a riqueza, com o poder, com a fama. Bandidos, traidores, tiranos, ditadores, todos tem uma história. Não os aprovo, mas compreendo que uma justiça superior não os impede de agir e produzirem muitos sofrimentos para muitas pessoas. Porque a Consciência Cósmica não impede tantos sofrimentos nos seres humanos? Será que estamos colhendo o que plantamos?

Tenho certeza que eu já vivi muitas existências e também já fui diabo em várias delas. No momento eu continuo tendo muitos diabos em mim, egos, mas não tenho vontade de ser uma pessoa ignorante, tenho vontade de despertar a consciência. Com certeza eu já fiz muitas maldades, já sofri muito como consequência, continuo sofrendo, e neste momento tenho uma forte vontade de ser uma pessoa consciente.

Sou convicto que eu não seria quem eu sou se não tivesse vivido muitas experiências dolorosas. Por esta percepção que tenho eu respeito a dualidade na natureza, o bem e o mal, os anjos e os diabos, cada um cumprindo com seu propósito. Tenho vontade de buscar a consciência porque certamente eu já experimentei as dores do inferno!

No próximo capítulo vou falar sobre a fama.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário