domingo, 17 de fevereiro de 2019

A duração da felicidade (A Felicidade) - cap. 09

Posso ser cego, mas se o amor estiver no meu coração, minha alma estará iluminada!

Posso ter a visão de uma águia e suas asas formidáveis, mas sem o amor eu nunca encontrarei o caminho para o céu, o carinho! E por mais longínquos que sejam meus voos, nunca irei além do meu próprio ego... Trevas...

---------------------------------

Temos momentos de felicidade que duram poucos instantes, outros duram minutos, outros podem nos visitar por dias seguidos, meses, ou anos!

Um copo de água fresca quando tenho muita sede, em um dia de sol escaldante... Uma refeição saborosa... Uma pessoa que encontrou uma de suas vocações e produz várias energias de felicidade ao longo de uns quatro anos, cursando uma faculdade para se formar nessa área que a faz feliz! A cada novo aprendizado, a cada nova descoberta, a cada vez que se aproxima de se formar, ondas de felicidade vão sendo geradas, dando vários coloridos na vida desta pessoa. Uma pessoa enamorada, etc.

Nossas vidas se desenvolvem dentro da dualidade: dia e noite; Sol e Lua; seca e chuva; calor e frio; doce e salgado, etc. Nossas mentes e emoções acabam gerando estados mentais e emocionais que refletem a dualidade física, a alegria e a tristeza, a euforia e a depressão, o ânimo e o desânimo, etc. O conhecimento do nosso centro emocional, do seu funcionamento, nos auxilia a deixarmos de ser vítimas das energias duais e criarmos mecanismos para nos proteger. Mas em certas situações não é simples se proteger da tristeza, mas é necessário!

Por mais duras que sejam as nossas experiências de vida, podemos nos utilizar de algumas técnicas para produzir energias de felicidade para anestesiar as nossas dores e seguirmos em frente. E podemos ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Quando estamos passando por algum sofrimento que nos estimulem a produzir a energia da tristeza, podemos selecionar vários estímulos que façam o nosso centro emocional produzir felicidade e usá-los alternadamente.

Quem é feliz com leituras pode fazer uma pesquisa para enumerar livros que tenham ótimas indicações, nos gêneros que os alegrem. Pode ir lendo-os aos poucos, sem pressa de chegar ao fundo do pote! Ler um ou dois capítulos e deixar a "vontade de continuar" gerando o ânimo para chegar no dia seguinte e continuar lendo.

Podemos encontrar alguma atividade ao nosso alcance, que nos estimule a produzir felicidade, como por exemplo assistir um documentário, ou assistir um filme especial. Podemos fazer algum artesanato, ou desenhar, pintar mandalas, etc.

Eu, por exemplo, fico feliz compondo músicas. As vezes eu fico de duas, três ou mais semanas produzindo energias de felicidade por estar produzindo uma composição. Quando concluo fico um tempo curtindo, tocando sozinho e as vezes mostrando a obra para pessoas amigas. Depois preciso me afastar um pouco da obra, pois chega um momento que o meu corpo fica saturado das energias daquela música e precisa se afastar um pouco. Passado uns tempos sem tocar aquela canção, eu a retomo e volto a produzir felicidade com ela. Tenho muitas composições que são anjos da guarda para mim.

Quando me canso de uma atividade que me estimula a produzir felicidade, me afasto um pouco dela e parto pra outra, e vou alternando. É bom ter diferentes fontes de prazer e sempre que possível descobrir novas fontes, desde que sejam fontes que não prejudiquem a minha saúde física ou mental, e que não gerem problemas para nenhum ser.

A felicidade é vontade de seguir, vontade de viver, ânimo, saúde, harmonia. Ela protege a nossa saúde e se estivermos adoecidos, nos ajuda no processo curativo.

Voltarei a escrever no próximo final de semana e vou escrever sobre os cuidados com a nossa mente, para não criarmos energias mentais que nos façam sofrer.


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário