domingo, 10 de fevereiro de 2019

Influenciando pessoas (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 25

O Ser caminha sobre o chão de estrelas, atraído pelo perfume dos mistérios, para além do espaço e do tempo. O corpo é roupa, dorme sobre a cama...

---------------------------------

Em outros livros eu escrevi sobre o poder que nós seres humanos temos de criar energias e com elas modificar o metabolismo do nosso corpo.

Uma pessoa com medo de ter um bicho em baixo da cama, sua frio, faz o coração acelerar, treme, faz a sua pressão cardíaca subir, etc. Nossa mente tem um grande poder de produzir energias!

Quando uma pessoa afirma que eu estou assim ou assado, mesmo que eu não esteja, dependendo da circunstância e do poder de persuasão desta pessoa eu posso acreditar nela e criar esta realidade pra mim, gerar estas energias. As palavras desta pessoa passam a me manipular.

Eu já fui vítima de muitas situações assim, umas sutis, outras maiores. Além de ter sido vítima eu também fui o gerador de muitas situações assim para muitas pessoas. Penso que isto é comum em todos os relacionamentos.

Com o tempo, estudando o comportamento humano, eu percebo que vou me tornando menos vulnerável a estas ações dos egos. E por conta destas percepções eu também tenho procurado ser mais respeitoso quando estou me relacionando com as pessoas, usando o verbo de forma a não induzir as pessoas a terem certos tipos de pensamentos.

Uma vez eu fui em uma profissional que se declarou intuitiva e preparada para avaliar o meu destino. Durante a sessão eu percebi ela tendo momentos onde parecia estar mudando o tom da voz, como se estivesse se emocionando, fazendo afirmações sobre a minha vida e tal. Eu permaneci tranquilo, só observando. Em resposta as colocações dela eu fui apenas sincero e percebi que minha postura pareceu estar colocando um gelo nas emoções dela.
Em outros momentos na mesma sessão ela pareceu estar gerando um comportamento que provavelmente poderia me estimular a criar sentimentos de admiração, de fé, me arrepiar, etc. Mas eu apenas me mantive sereno e observei com sensatez tudo o que estava presenciando.
Ela começou a demonstrar uma irritabilidade, como seu eu não estivesse colaborando, ou algo assim.
Terminada a sessão eu me despedi educadamente.

Uma pessoa pode chegar até mim e falar: "Deus me mandou pra falar com você!" E coisas do tipo. Se eu estiver muito sensível, posso gerar energias em mim, fazendo meu coração se alterar, minha pele arrepiar, achar que estou sendo envolvido em uma força divina, etc. Mas as energias estão sendo geradas por mim mesmo!
Quantos líderes espirituais não usam da fala exaltada para levar seus fiéis a gerarem diferentes energias de admiração, de fé, acreditando estarem diante de algo maravilhoso?

Eu já fui muito manipulado pelas posturas, pelas falas empolgadas, pelas oratórias bem articuladas, etc. Ultimamente eu busco respeitar a liberdade do SER que sou, deixando de ser manipulável. Em certo grau eu me sinto bem mais senhor de mim do que no passado.

De tanto estudar estas energias em mim eu as tenho projetado nas pessoas e assim vou investigando estas energias nas relações. Neste sentido a empatia é uma forma de comparação, perceber nos outros o que percebi em mim.
Estas práticas tem me ajudado a ser mais consciente, a me libertar. A consciência é libertadora.

No próximo capítulo vou falar um pouco sobre as mudanças no verbo por conta do que escrevi neste capítulo.

Sugiro releituras reflexivas sobre este capítulo.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário