sábado, 16 de fevereiro de 2019

Uma amizade duradoura (A Felicidade) - cap. 05

A vida caminha na espiral, o círculo gira, a estrela dança.

Dance, estrela, dance!

A música não tem fim dentro do tempo que voa... Encontre a flecha e te projete para o sol.

A saída é reta porém se encontra no giro do bailado, e o balé pode escravizar o dançarino, cuidado derviche!

---------------------------------

Certo dia, na adolescência, meu pai chegou em casa com um violão e me deu. Não tive a oportunidade de perguntar pra ele porque ele me deu aquele violão... Ele já faleceu.

Eu não tinha pedido um violão, e nem imaginava que teria vocação pra música, não me lembro de ficar cantando em casa ou coisas do estilo. Imagino que meu pai me deu um violão porque talvez tenha sentido vontade que eu me tornasse um violonista.

Nasceu entre nós, eu e o violão, uma amizade que dura até hoje! Aprendi alguns acordes, tive muitos momentos de paraíso tentando aprender a tocar, compondo canções durante as madrugadas, somente eu, minha cama e o meu violão!

Tive vários momentos nos quais eu me afastei do violão, mas sempre retornava. Foram intervalos de meses, anos, ou muitos anos.

No ano 2000 eu estava desempregado, buscando trabalhos alternativos para ganhar uns trocados e manter a família. Passando na frente de uma Biblioteca uma força interior se comunicou comigo, me pediu pra entrar e propor um curso de música. Foi um lampejo intuitivo. Obedeci, entrei, fiz a proposta, fui aceito. Eu nem sequer tinha um violão! Um colega me emprestou um.

Embora meus conhecimentos musicais naquela época fossem bem limitados, eu pensei que poderia ganhar uns trocos e ajudar em casa. Fiz uma faixa e coloquei na frente da Biblioteca, um preço bem baixo. Apareceram tantas pessoas que tive que montar várias turmas com uma média de vinte pessoas em cada, nasceu um curso! Em seis meses nasceu a Orquestra de Violões Oficina. O curso se expandiu para mais duas cidades e eu me tornei um micro empresário e um Regente de uma Orquestra de Violões. Este projeto social segue até os dias de hoje, já são mais de dezoito anos de atuação.

Descobri uma nova vocação, ser professor de música! 

Este grande amigo, o violão, transformou toda a minha vida.

Por meio da música eu fiz muitos exercícios desenvolvendo a intuição e por ela nasceu um método que vem se aprimorando até hoje. Tornei-me um compositor e passei a publicar minhas músicas pela internet.

Por intuição eu também recebi um chamado para trabalhar com a música na área da saúde e me tornei um Musicoterapeuta. E também passei a trabalhar com a Musicalização Infantil, ensinando meditação para crianças da Rede Pública de Ensino, por meio da música e brincadeiras.

As vocações preenchem nossas vidas, dão colorido aos nossos dias, nos motivam, enchem de sentido o nosso viver! Mas, para que isto aconteça nós precisamos descobrir estas vocações, ou sermos abençoados com pessoas que apareçam em nosso caminho e nos coloquem em contato com os nossos dons.

O violão é um grande companheiro, um grande anjo da guarda, já me protegeu de muitos sofrimentos, momentos depressivos, solidões, momentos de apatia, momentos sem vontade de continuar vivendo.

Sempre que possível, é um gesto de amor ajudar as pessoas a descobrirem seus dons! Os dons salvam vidas!

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário