domingo, 24 de fevereiro de 2019

Resignação (A Felicidade) - cap.17

Amor... 
O leve bailar no vazio,
Dos lábios felizes que brilham
Pousando nos lábios da Rosa
O êxtase de um beija-flor!

---------------------------------

Acho muito importante identificarmos as partes de um fenômeno, dar nomes para elas e estudá-las para compreender o fenômeno. Definições claras, precisas, são fundamentais para uma compreensão profunda.

O que é resignação? 
Para mim a resignação é a consciência administrando uma situação de sofrimento.

Estou com um problema e se eu me alterar emocionalmente ficarei com o problema somado com o meu estado psicológico de angústia. Ficarei com dois problemas.

Resignar-me não é "aceitar", eu não tenho nada para aceitar, a situação é real e me afeta. Aceitando ou não aceitando a situação está aí.

Resignar-me não significa que vou ficar apático. Eu preciso buscar soluções para o meu problema, a não ser que eu não tenha mais nada a fazer a respeito. Digamos que o meu violão caiu na avenida e um carro passou por cima, ficou todo destruído, não há como reparar. Vai adiantar eu ficar com raiva? Vai adiantar eu brigar, xingar? O violão não vai voltar. Posso tentar comprar outro, mas aquele violão não o terei mais.

Tenho que fazer uma prova e fico nervoso, todo o meu potencial fica prejudicado. Se eu for fazer uma prova e ficar sereno, terei todas as chances de me sair melhor. A raiva, a ansiedade, o nervosismo, não me ajudam em nada, só pioram! Temos uma ferida; a serenidade é curativo, a raiva é ácido. Vamos jogar ácido na ferida?

Raiva, ansiedade, nervosismo, e outros defeitos psicológicos, são inconscientes, destrutivos.

Desconstruir estes egos que citei não é uma tarefa simples pra mim, estou há anos neste trabalho, buscando me limpar destas trevas que são estes egos. Penso que o despertar da consciência não é um trabalho simples para ninguém. Falar dele é fácil, fazer já é um trabalho de Titã!

A resignação é o melhor caminho, o caminho do auto-controle, o caminho da consciência. É uma virtude de elevada santidade, pureza, auto-consciência!

Resignação é não se revoltar, é uma virtude que atua junto com a virtude da serenidade, da paciência, da humildade, e todas são aspectos diferentes da sabedoria do SER. Consciência é inteligência!

No cap. 13 eu disse que "Está tudo bem!", mas não tive a intenção de diminuir os sofrimentos humanos. Estamos com muitos egos e eles estão sufocando as virtudes da alma, por não termos estas virtudes, como a resignação, a serenidade, etc, aumentamos nossas dores e multiplicamos nossos sofrimentos...

Nós criamos estes egos e os podemos eliminar! A consciência é a fonte da paz!
Não é simples encontrar ouro. A consciência é um ouro muito valioso que precisa ser garimpado na própria alma! Não é simples, mas quem consegue se torna uma pessoa muito rica!

Confio que muitas pessoas poderiam se beneficiar com estes ensinamentos, mas para tanto precisam recebê-los. Faço a minha parte, escrevo e disponibilizo gratuitamente. Se você que me lê confia que estas palavras podem ajudar outras pessoas, por favor, multipliquem em suas redes sociais, ou comentem com alguém que demonstre abertura para receber. Gratidão!

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário