domingo, 24 de fevereiro de 2019

Além do bem e do mal (A Felicidade) - cap.18

A beleza da larva-consciência que do casulo-ego libertou-se vai muito além da borboleta. Ela tem o domínio dos céus, e faz contato com as encantadoras virtudes-flores por toda a extensão do jardim-espírito. É a preferida do jardineiro!

---------------------------------

Se eu viver atrás da felicidade, consequentemente viverei fugindo da infelicidade. Cachorro atrás do rabo, busca sem fim!

Estou dentro de um mundo dual, não posso fugir das forças contrárias.
As alegrias me ensinam, as tristezas também. Os extremos são perigosos... Euforia e depressão.

A meditação me ajuda a ser auto-consciente e ir eliminando meus egos. Me tornando senhor dos meus pensamentos e emoções eu vou desenvolvendo o poder de interromper os pensamentos e emoções doentios e gerar pensamentos e emoções conscientes. Os pensamentos tem o poder de gerar energias de tristeza e alegria. Enquanto eu não saiba o que se passa em minha mente, eu não terei controle algum sobre as minhas emoções, pois os pensamentos movimentam o meu centro emocional e vice-versa.

Durante a meditação eu exercito o controle do corpo, emoções e pensamentos, depois da meditação eu vou exercitando este domínio nas situações do dia a dia.

O meu objetivo nesta existência não é a felicidade, meu foco é a consciência e ela está além do bem e do mal, além da dualidade, além da felicidade e da infelicidade.

A felicidade é um tempero pra vida, dá colorido para a existência e tem seus momentos certos. A tristeza nos educa, nos move a buscar soluções, nos ajuda a desenvolver anticorpos e sermos resistentes pra enfrentar a vida.

Se me entrego aos momentos de alegria e vou à euforia, certamente não terei controle nos momentos de tristeza e irei a depressão... Comer é bom, comer demais faz mau. Equilíbrio, consciência. 

A alegria e a tristeza são como as ondas do mar, a consciência é um(a) surfista, se mantém sobre as energias, em harmonia, em atenção contínua. Surfa sobre a alegria e sobre a tristeza, e não se afoga!

Sugiro exercícios de meditação frequentes, assim a consciência vai se fortalecendo e deixando de ser vítima da alegria e tristeza, mas usando-as para o seu amadurecimento espiritual.

Encerro por aqui este livreto.

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário