domingo, 3 de fevereiro de 2019

Comportamentos fanáticos (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 19

Quando finda o dia, a Lua vem me dar boa noite, estrelas logo vem surgindo, brilhantes vivos pelo céu. Terminou a vida, mas outra logo vem nascendo em luz que ilumina o dia no horizonte da manhã...

---------------------------------

Acho importante falar que eu não tenho vontade de mudar o comportamento de ninguém, faço reflexões que foram importantes pra mim.

Tive uma época na qual eu "desejei" parar de ver televisão e reprimi os meus desejos de assistir TV. A repressão surtiu o efeito contrário, comecei a lutar contra os egos e na luta eles foram desenvolvendo resistência! Eu estava fortalecendo as grades da minha escravidão psicológica.

Depois de um tempo eu fui mudando de estratégia, não reprimi mais os egos, mas procurei compreendê-los, observá-los, descobrir a ausência de sentido neles. Ao assistir os programas de televisão eu passei a ter uma postura reflexiva e aos poucos fui observando as inconsciências em muitos aspectos, e fui perdendo a vontade de assistir. Primeiro fui parando com alguns tipos de programas, como por exemplo novelas, depois fui avançando e retirando outros. Chegou um momento em que eu tinha uma televisão em casa mas não sentia mais a vontade de ligá-la. Ela perdeu o valor pra mim.

Se o meu filho e minhas filhas tiverem vontade de assistir, isto é com eles, não os reprimo, não os critico. Quando eram crianças eu busquei educá-los para compreenderem algumas inconsciências produzidas na televisão, hoje eles praticamente não assistem, mas eu não os reprimo, não critico, são livres, tem a vida deles. Eu me educo para respeitar as pessoas. Cada um tem o seu nível de consciência, tem as suas necessidades, acho importante  que nos respeitemos.

Eu não escrevo para atacar os egos alheios, escrevo para refletirmos juntos. Se alguém tem vontade de usar estas reflexões para trabalhar alguma mudança no seu comportamento, isto é com a pessoa.

Eu assisto, de vez em quando, um ou outro filme, pela internet. Se algo me mover a assistir eu sei que preciso observar e compreender. Busco mudanças baseadas na compreensão e não no fanatismo. Busco me manter razoavelmente atualizado sobre os acontecimentos no mundo, e isto é fácil quando temos acesso a internet. Meu propósito é o despertar da consciência e não ser uma pessoa alienada.

No próximo capítulo vou escrever sobre o Altruísmo.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário