sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Introdução (A Felicidade)

O Caminho (canção)

O caminho da esperança é a fé
O caminho da alegria é a paz
A jornada para vida é...
Semente, tronco, folha, flor e fruto!

O caminho do carinho é o SER gentil
Gentileza, o caminho faz florir
Nele o olhar do caminhante brilha o Sol
E em seus lábios vem nascer a primavera!

Se você está trilhando mágoa
Seu caminho não será feliz
Mas você pode mudar o rumo
Se não tem prumo, peça em oração...
Ao céu...

Se você é um olhar perdido
Pode vir de encontro ao meu coração
Posso não ter rumo mas lhe dou abrigo
No meu peito abraço eu tenho pra lhe dar...
Ombro amigo...
Para depois você buscar o seu caminho!

---------------------------------

"O ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Ele é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio, que juntos constituem a maior parte dos gases da atmosfera."

O que é o Nitrogênio? O argônio? O oxigênio?

Criamos nomes para os fenômenos, para as partes que compõem estes fenômenos, para podermos identificá-las, investigar o funcionamento de cada uma, a relação de umas com as outras, e buscar uma compreensão do fenômeno como um todo e assim desenvolvermos uma compreensão deste fenômeno. E como este fenômeno se relaciona com os minerais, animais e seres humanos? Todos os fenômenos estão interligados na natureza.

Uma coisa é um fenômeno material, estudá-lo, dar nome para as suas partes, outra coisa é um fenômeno abstrato.

O fenômeno material é concreto, todos olhamos pra ele e vemos o mesmo, falamos uma mesma linguagem sobre suas partes, estabelecemos conceitos padrões e todos seguimos estes mesmos conceitos. Por exemplo o "AR", todos no planeta usam os mesmos conceitos para defini-lo: o ar é uma mistura dos gases que compõem a atmosfera, o Nitrogênio, o argônio e o oxigênio. Se fizerem novas descobertas sobre o ar, criarem novos conceitos, estes novos termos passarão a fazer parte da definição de ar que seguirá sendo usada a nível mundial.

Quando um fenômeno é abstrato, os conceitos para defini-lo podem ser os mais variados!

O abstrato é um fenômeno que existe no mundo das ideias, mundo dos conceitos, é de difícil compreensão, não podemos observá-lo com os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato, paladar).

Quantas definições vamos ter para a palavra "amor"? Para a palavra "paz"? Para a palavra "consciência"? Para a palavra "espiritualidade"? Para a palavra "felicidade"?

Ser um fenômeno abstrato não significa que não é real, e continua sendo um fenômeno que afeta direta ou indiretamente toda a natureza no nosso planeta, pois todos os fenômenos estão interligados. A tristeza, por exemplo, é um fenômeno  tão importante de ser estudado e compreendido quanto qualquer outro fenômeno material.

Tudo o que foi criado pelo ser humano se desenvolveu primeiro como energia abstrata, veio da inspiração, de um ideal. Primeiro surgiram como projetos imaginados que foram ganhando forma e se transformaram em descobertas. A roda, a charrete, o carro, o trem, o navio, o submarino, o avião, o foguete, o satélite, a maquina de escrever, o computador, o celular, etc.

Do abstrato temos os egos, as virtudes, a alma, o SER, a consciência, valores que são fundamentais. Do abstrato temos os nossos defeitos psicológicos, egos, que criaram e continuam criando conflitos de todos os tipos, de todos os tamanhos, desde brigas entre torcidas a guerras entre países. Temos as agressões por ciúmes, temos as fobias, temos as agressões ao meio ambiente, a cobiça, o egoísmo, etc. E do abstrato temos também o "Amor" e outras virtudes-flores. A paciência, o altruísmo, a empatia, a afeição, etc, e suas realizações maravilhosas! 

Neste livreto vou realizar algumas reflexões sobre o fenômeno abstrato chamado "Felicidade".

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário