sábado, 9 de fevereiro de 2019

Perigos inconscientes (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 23

Belo é o canto da noite, nos lábios do luar!

---------------------------------

Empatia, uma habilidade como tantas outras, pode ser desenvolvida ou pode atrofiar. De um modo geral, penso que o bom senso é de acordo com o fato de que os desequilíbrios, em qualquer situação, é prejudicial. O excesso de empatia não é saudável, a falta de empatia também não é saudável. Refletir demais pode ser perigoso, ausência de reflexão com certeza adormece a consciência humana. Equilíbrio, harmonia.

Tem um ponto onde surge um paradoxo, com relação ao equilíbrio. Excesso de consciência? Me parece que a consciência nunca é demais! Quanto mais consciência, maior o equilíbrio, maior a harmonia, maior a paz!

Total ausência do ego faz mal? Quanto menos egos, maior a lucidez, maior o equilíbrio.

Os egos são as causas dos desequilíbrios, as virtudes, consciência, são a fonte das harmonias!

---------------------------------

Tratando da empatia acho conveniente falar novamente sobre o inconsciente.

Tempos atrás eu melhorei de vida, gradativamente. Passei a ter melhores condições financeiras, casa própria, convênio médico e um carro zero. Dentre os carros populares ele estava em um alto nível de conforto. 
Sem perceber eu fui desenvolvendo uma postura vaidosa da minha situação e percebi isto um certo dia, ao sair do carro. Ao sair eu percebi o Ulisses se sentindo "O Cara" do carro estiloso! Minha consciência teve um lampejo de percepção do ego que estava se desenvolvendo no meu inconsciente! Tratei de desconstruir aquela fantasia.

Já observaram como podemos mudar o nosso comportamento pelo fato de estarmos vestindo uma roupa chique? E depois, andando com uma roupa comum, sandália havaiana velha, passamos a ter outra postura? E se tivermos que sair com uma camiseta velha e rasgada, como ficaremos psicologicamente?

Soube de um caso de uma médica que criou um transtorno de comportamento, sempre que colocava o jaleco de médica ela mudava a personalidade, quando tirava ao jaleco se transformava em outra pessoa. Soube que foi acompanhada por um psicólogo.

Muitos valores agem sutilmente, vindos  do inconsciente, e manipulam o comportamento de muitas pessoas.
Eliminar os egos e despertar a Consciência é um trabalho de ir levando luz para o inconsciente. Mais consciência, menos inconsciência.

Pelo fato de eu ter vivido estas questões, ter observado o meu inconsciente agindo, ter refletido sobre os egos a tantos anos, acabei desenvolvendo uma certa sensibilidade para me colocar no lugar de outras pessoas, percebendo a atuação de todos estes egos que talvez as pessoas não consigam perceber. Mas também sei que preciso ser cauteloso para não desenvolver a prepotência de acreditar que sou capaz de saber exatamente o que se passa no interior das outras pessoas.

Eu sei que podemos nos colocar no lugar das pessoas e talvez consigamos nos aproximar do que talvez esteja acontecendo dentro delas, mas não vejo como possível uma pessoa saber "exatamente" o que se passa com a outra pessoa! Podemos cometer muitos erros ao buscarmos nos colocar no lugar dos demais.

No próximo capítulo vou escrever sobre o respeito para com a privacidade dos seres.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário