domingo, 11 de março de 2018

Reflexão poética (A Consciência) - cap.267

O amor não tem sabor, não provoca desejos, deliciosamente puro, deliciosamente flor!

----------------------------------

Reflexão sobre a mensagem poética:

"O amor não tem sabor" - o amor é a consciência, ela é os olhos da alma. Um carro tem retrovisor, janelas, portas, etc; um corpo é como um carro e o motorista é a alma, neste carro temos as janelas e portas que são os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). A consciência não é os cinco sentidos, ela os usa para se manifestar no mundo. A consciência também usa o centro mental, emocional, instintivo e motriz, mas está além destes centros. A consciência não é o pensamento, nem a emoção, nem o corpo, ela pode ou não comandar todos eles.

O amor, consciência, não tem sabor, não tem cor, não tem cheiro, não tem forma, digo isto em relação a nossa percepção comum. O amor, consciência, é uma força misteriosa, de certa forma oculta e imanifestada,de outra forma presente e manifesta nos reflexos de sua força, aqui no mundo físico! Paradoxos.

"Não provoca desejos" - a consciência não provoca desejos porque estes a destroem. O prazer é do corpo, natural, sensações físicas; o desejo é psicológico, um vício que os egos criam. O corpo sente fome, o ego "deseja" comer; a consciência se defende, a ira "deseja" brigar, tem raiva; etc.

Os vícios geram dependência e quanto mais alimentados, mais forte ficam, enfraquecendo a consciência. O viciado fica escravo do seu vício. A consciência se liberta dos vícios, dos desejos. A consciência realiza pela "vontade consciente" e não pelos desejos. Algumas pessoas estão escravas do ciúmes, outras escravas do medo, outras escravas da gula, outras escravas da luxúria, etc.

"Deliciosamente puro, deliciosamente flor" - uma metáfora enaltecendo a beleza da consciência.  A pureza livre de desejos produz um prazer que transcende todos os prazeres físicos, um prazer para a alma, felicidade! Uma beleza que transcende todas as formas, beleza do SER, deliciosamente flor!


Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário