sábado, 17 de março de 2018

A luxúria e a mente (A Consciência) - cap.274

INTUIÇÃO

Ouço sem ouvir
Vejo sem olhar
Sinto pelo céu
Vem do coração!


----------------------------------

A nossa mente é plástica, com ela podemos criar símbolos, figuras, cores, frases, etc. O nosso centro emocional também é plástico, com ele criamos todos os tipos de emoção. Algumas emoções são perfume, outras são venenos.

Com a falta da reflexão a consciência adormeceu e parou de comandar a mente, a mente, por sua vez, começou a funcionar sozinha, sem o comando da consciência. Os egos passaram a usar a mente. Os egos usam muito das fantasias para alimentarem seus desejos.

Os egos da ira criam fantasias onde estão agredindo um desafeto, articulando uma cilada para uma vingança, etc. Os egos do orgulho criam fantasias onde estão no centro das atenções, onde estão se sobrepondo aos demais, etc. Os egos da cobiça criam fantasias ganhando na loteria, ou conseguindo dinheiro de outras formas, comprando tudo o que desejam, etc. Os egos esportistas criam fantasias onde estão em uma competição fazendo as melhores performances e vencendo desafios, etc. Muitas das nossas energias se vão nestas fantasias e os egos se fortalecem. O ciúmes criam fantasias onde estão sendo traídos... No final das contas acabamos acreditando em muitas das nossas fantasias e isto se torna perigoso!

O uso do vegetal "Ayahuasca" por pessoas que não tenham um profundo controle sobre as fantasias, se torna muito perigoso. Os egos criam ilusões e as pessoas acreditam nestas ilusões. É preciso o domínio da consciência ao ponto de saber se diferenciar de pensamentos e emoções. Para tanto é necessário muito avanço na prática da meditação. Pessoas que sabem o que acontece dentro de si de instante a instante. Tive poucas experiências com estes elementais e não voltei a ter contato.

Os egos da luxúria criam muitas fantasias onde está seduzindo esta ou aquela pessoa, onde está tendo uma relação sexual com a pessoa desejada, etc.

Como estratégia para enfraquecer todos os egos eu venho me educando para eliminar de mim o hábito das fantasias, sejam elas quais forem. Avancei muito neste sentido, mas ainda tenho egos criando fantasias. Eliminar os egos é um processo gradativo.

Sem as fantasias os egos ficam sem um dos seus principais alimentos, se enfraquecem bastante! Esta é uma estratégia minha para eliminar os egos da luxúria e os demais.

A mania de fantasiar me mantém preso ao passado ou futuro, e fico como zumbi no presente, enquanto fantasio. Fantasiando o que estão pensando de mim (preocupações), fantasiando o que farei pra seduzir alguém, fantasiando o passado, com saudosismos, etc. As fantasias tem uma ilusão incrível de achar que sabem o que se passa dentro dos outros e isto gera constantes conflitos nos relacionamentos.

Sobre a luxúria pelo visual, posso ver mulher nua a hora que eu tiver vontade, pela internet, mas aos poucos isto não está fazendo sentido pra mim. Quanto mais eu tiro o sentido do ego, mais ele vai ficando vazio. Mas isto é um trabalho que vem se desenvolvendo há muitos anos. 

Despertar a consciência requer paciência e continuidade!

Fraternalmente,


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário