sexta-feira, 30 de março de 2018

Patriotismo (Eu amo o Brasil) cap.2

O tempo é um corpo ilusório, 
vestindo-se de acontecimentos, 
uma simples miragem a ocultar a Eternidade!

Busco acordar para o infinito e alcançar a liberdade na imensidão. 

---------------------------------

Se eu estiver em um hospital, com uma doença terminal, tenho certeza que amigos e inimigos não irão me dirigir palavras que antecipem a minha morte. Certamente serão gentis e irão procurar me propiciar momentos de bem estar, com palavras e gestos solidários, fraternos.
Se eu estiver em um hospital com uma doença curável, mais motivos as pessoas terão para me auxiliar com palavras de ânimo, de força, de superação.

O país onde nasci e vivo, Brasil, passa por momentos de crise. O Brasil está enfermo, sua doença é de origem política.

Muitas pessoas do exterior se manifestam nas redes sociais fazendo piadas do meu país, e muitos brasileiros também estão fazendo piada do Brasil. Estes gestos são atitudes com um propósito definido: enfraquecer a moral brasileira, usar o sofrimento do povo brasileiro como motivo de riso, colocar o povo brasileiro para baixo, mesmo que estas pessoas não tenham consciência do que estão fazendo. Assim eu compreendo.

Muitas pessoas podem acreditar que com suas ironias, suas piadas, suas publicações que difamam e criticam o povo brasileiro e o Brasil, estejam contribuindo de alguma forma. Na verdade isto realmente pode acontecer, muitos brasileiros podem se revoltar com estas atitudes e lutar para dar a volta por cima. Mas eu não aprovo estes atos, escrevo para estimular atitudes diferentes.

O mais grave desta situação é ver que o próprio povo brasileiro, algumas pessoas, estamos entrando na "onda" e fazendo comentários degradantes contra o nosso próprio país, contra o próprio povo. Quando as células do meu próprio corpo se combatem, isto é como um câncer, vão me matar!

Já vi autoridades no Brasil chamando o povo de "bananas"! Isto é auto-destrutivo. Valorizo quem use suas palavras para expressar sua compreensão da condição do povo brasileiro e para defendê-lo, estimulá-lo a ir adiante, abraçar a causa e se oferecer como guerreiro, empunhar a bandeira.

Em uma família, ficarmos fazendo comparações entre os filhos, dizendo que este é melhor que aquele, que aquele é preguiçoso, não segue o exemplo do irmão, etc, isto é destrutivo. Cada ser tem suas particularidades, suas limitações, todos somos diferentes, e necessitamos de tratamento diferenciado. A consciência tem potencial para ser criativa e usar de outros caminhos, estimular, ser amiga, refletir junto, apoiar, buscar compreender o SER do outro e a melhor forma de ajudá-lo.

Não vejo como sensato comparar o Brasil com outros países em melhores condições. Quem são os outros países? Qual a história destes países? Estes países tem amor para com os subdesenvolvidos ou os exploraram? Conhecemos a forma desumana como estes próprios países exploram o sofrimento dos outros povos? Conhecemos a história obscura destes países, seu passado? Estes países estão fazendo alguma coisa para ajudar os demais países que estão sofrendo as consequências do egoísmo humano?

Amo o meu país, amo a minha bandeira, amo o meu hino, amo o meu povo!

No próximo capítulo vou escrever sobre "Liderança".

Fraternalmente,


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário