sábado, 31 de março de 2018

Qual a motivação para liderar? (Eu amo o Brasil) cap.4

A roda girando, sou parte da roda; o rumo-destino, duas direções.

Caminho sem dono conduz pro abismo, mudar o destino requer "capitão".

Palavras, palavras, não pegam no leme, sem ter atitude não há condução!

---------------------------------

Porque uma pessoa se coloca em uma liderança? Por dinheiro? Por vaidade? Em busca de poder? Por consciência?

Com certeza existem muitas pessoas no país e no planeta, com potencial para liderar. Umas estão impedidas por doenças; outras pelo emprego, família, lazer, pela falta de disposição para criar um espaço e suas vidas, para se dedicar ao país, aos semelhantes; outras porque estão com problemas diversos que as impossibilitam.

Dentre as que tem potencial e condições, muitas tem um nível de consciência baixo, estão interessadas em poder, dinheiro, em fama, etc, pessoas que se vendem, que se corrompem, pessoas centradas no egoísmo. Se os líderes de muitas superpotências não fossem egoístas, facilmente teriam se unido para diminuir o sofrimento no planeta. 
Muitas pessoas estão em cargos de liderança não por terem potencial, mas por conveniências, por interesses, colocadas no poder para servir aos interesses de poderosos. Sei que isto é evidente para todos nós, estou escrevendo apenas para compor o sentido do texto.

Algumas pessoas justificam sua falta de ação pelo bem dos semelhantes, pela condição de vida que levam. Uns estão aposentados, já trabalharam muito na vida e precisam curtir, viajar. Outros estão muito empenhados em poupar para comprar um carro, uma casa, etc. Outros estão estudando e trabalhando muito, não tem tempo. Compreendo que quando uma pessoa tem boa vontade, ela cria condições dentro de suas limitações, e faz o que pode, mesmo que a ação seja muito pequena.

Mas, o que eu ganho dedicando minha energia para ajudar as outras pessoas?

Sobre as demais pessoas eu não sei, mas falando da minha compreensão, eu não ajudo as pessoas, eu ajudo a mim mesmo! Todo o mundo exterior reflete a minha alma. Quando faço mal para alguém, estou produzindo veneno dentro de mim, suicídio... Quando faço bem para alguém, estou produzindo paz dentro de mim. Quando tenho ressentimentos estou adoecendo fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Quando perdoo, estou me curando fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Quando dedico parte do meu tempo para visitar enfermos nos hospitais, pessoas que eu não conheço, estou desenvolvendo a sensibilidade para com o sofrimento alheio, de forma desinteressada.

As virtudes não me rendem dinheiro, não me rendem poder, não são compatíveis com as vaidades, pois vaidades são ego e a água não se mistura com o óleo.

Liderar não significa necessariamente estar à frente de um grupo de pessoas, coordenar um partido político, ser um representante de um governo, etc. Liderar é dominar a própria consciência, governar as próprias ações, dominar as emoções e pensamentos, coordenar o próprio universo em si! Se deste ponto a liderança se expandir de forma natural, isto são consequências de uma lei na natureza, o movimento contínuo. Nada fica parado, tudo se movimenta, tudo se desenvolve, para cima ou para baixo, para a destruição ou para a construção.

Qual uma boa motivação para liderar? Para mim uma boa motivação é o amor, a consciência! Começar por liderar a própria vida, depois ser um bom líder do nosso quarto, um bom líder na limpeza e organização do lar (não necessariamente no comando, mas cooperando, participando). Liderar a si não significa mandar nos outros, significa ter domínio do próprio potencial para colaborar com o bem comum. Ninguém faz nada sozinho, muito menos a consciência. Um líder consciente centraliza as ideias, coordena, mas as decisões são do grupo. Este líder é apenas um canalizador, uma pessoa mediadora, sensata, uma pessoa oferecendo seu potencial para servir as outras pessoas. Assim eu compreendo no momento.

No próximo capítulo escreverei sobre os atributos para liderar.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário