sábado, 31 de março de 2018

Atributos para ser líder (Eu amo o Brasil) cap.5

ETERNIDADE

Coração não vive de passado
Faz a vida, plena, em movimento
No compasso de um instante eterno
Seu futuro é só este momento

---------------------------------

Todos necessitamos liderar nossas vidas, nossos pensamentos, emoções e atitudes. Não temos saída, ou aprendemos a liderar nossas vidas ou seremos vítimas dos egos, inconsciências. Os egos, inconsciências, fazem com que nossas vidas sigam desgovernadas. Apegos, ciúmes, preguiça, luxúria, orgulho, vergonha, medo, arrogância, impaciência, intolerância, ira, ganância, vaidades, insegurança, fobias, etc, etc, etc.

O principal atributo para ser um líder de si é estar vivo! Todas as demais habilidades de liderança são desenvolvidas com o tempo, com as experiências, com o despertar da consciência.

Muitas pessoas demonstram estar em um nível primitivo de consciência, dentre elas estão cientistas, advogados, médicos, juízes, desembargadores, presidentes, prefeitos, pedreiros, carpinteiros, donas de casa, etc. O nível de escolaridade não tem relação com o nível de consciência. 

Muitas pessoas conquistam a posição de liderança de outras, sem ter um mínimo de consciência desperta.  Isto é um perigo, são egos liderando pessoas, liderando um estado, um país. 

O principal requisito para ser um líder responsável, na minha compreensão, é a consciência!

A consciência é o atributo principal! 
Os atributos secundários para uma boa liderança são um razoável domínio da arte de se comunicar, oratória; um razoável domínio da arte de ouvir reflexivamente; um razoável poder de empatia; habilidade mínima de administrar sua higiene pessoal, administrar a própria saúde, administrar seu lar, administrar as finanças pessoais; consciência para com a natureza, para com os semelhantes; habilidades para trabalhar e pagar pelo seu pão, vestimenta e moradia, sem explorar outras pessoas; habilidades para dedicar parte do seu tempo para trabalhar desinteressadamente pelos semelhantes e pela natureza (ações que demonstram cuidados constantes para eliminar o egoísmo); ter um razoável domínio da ordem e organização, etc.

A consciência, ao despertar, vai se desenvolvendo como líder da própria vida e simultaneamente vai se desenvolvendo como líder de si na capacidade de colaborar com a ordem no ambiente onde viva, se desenvolvendo como líder consciente dos próprios atos no seu ambiente de trabalho, e a consciência se torna um fogo que vai necessitando de lenha para se manter viva!

A consciência é o fogo do amor, sua fome a move no sentido de amar, sente necessidade de manter a própria chama acesa, manter-se viva, e se expande naturalmente! Cada vez necessita de mais lenha...

Liderar não é mandar, liderar é amar!

Quão maior a consciência, maiores suas ações amorosas.

Não nos adianta cobiçarmos a consciência, pois a cobiça é ego, e o ego anula a consciência. Não nos adianta desejarmos a consciência, o desejo é ego, gera expectativas, ansiedades, desequilíbrios, inconsciências. O  único trabalho a fazer é eliminar os egos, não por desejar a consciência, mas porque não há outro caminho a seguir.

Quem não caminha no sentido do despertar da consciência, não está caminhando para lugar algum.

Qual o posto que uma consciência desperta vai governar? Talvez governe apenas sua morada, talvez governe sua morada e uma horta, talvez expanda sua habilidade de governar por ser um bom profissional em um escritório, talvez ocupe um carpo governamental, etc. Mas, independente do local onde exerça suas habilidades, com certeza estará fazendo muitos gestos de amor, voluntariamente, desinteressadamente.

No próximo capítulo escreverei sobre as amarguras das grandes lideranças.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário