domingo, 17 de setembro de 2017

Testemunho de vida (A Consciência) - cap.68

Na choupana rústica vê-se, do matuto, o SER.

O chão de terra batida, limpo; a porta trançada em galhos, firme; nas palhas do teto o tom da rede; no espaço o ar que inebria o peito. À frente da pele dourada, no mirante, a luz de um olhar de profundo sereno, olhar que repousa no olhar da noite que com ele cruza, a paz de um céu de estrelas e lua!

Homens de loucura mostram seus corações em moradas frias, ausentes de alma... Olhares perdidos, palavras vaidosas, ausência da terra do paraíso.

--------------------------------

Minha consciência me mostra que devo ser moderado nas ações, equilíbrio! 

Vou dar testemunho da minha vida para exemplificar o caminho do despertar que sugiro, embora as atividades se adequam as afinidades de cada um, estou citando as minhas disciplinas apenas para ilustrar.

Aos poucos fui incluindo em minha vida os trabalhos voluntários e magicamente meus caminhos foram se modificando. Atualmente estou conseguindo diminuir a minha rotina de trabalho, minha condição financeira também diminuiu, mas a minha vida também está se tornando mais simples, não necessitando de excesso para viver. Desta forma estou tendo tempo pra praticar o equilíbrio. Agradeço aos céus por estar conseguindo melhorar a minha qualidade de vida. Compreendo que estas conquistas estão sendo possíveis por eu estar contribuindo desinteressadamente com a consciência cósmica.

Por ter conseguido diminuir minha quantidade de trabalho estou podendo fazer exercícios físicos com moderação e continuidade, vários dias da semana;

Me reeduco diariamente para ter uma alimentação mais saudável a cada dia; cuido da ingestão de água diariamente; nas minhas corridas semanais eu tomo meu banho de Sol, etc.

Cuido do meu centro emocional praticando atividades artísticas, fazendo contato com a natureza, trabalhando a afetividade com meus filhos, etc. Faço estas atividades semanalmente e esporadicamente realizo eventos sociais onde pratico o lazer com pessoas do meu convívio. Também cuido da minha saúde emocional ao eliminar os egos.

Cuido do meu centro intelectual com reflexões frequentes, eliminando os egos (me distanciando de jogos eletrônicos, pornografias, da televisão, etc), escrevendo poesias, canções e reflexões e cultivando a meditação e a retrospectiva. Ao retirar da minha vida os vícios da televisão, futebol, jogos eletrônicos e outros, tenho tido muito tempo para preencher com atividades conscientes!

Durante os meus dias realizo as minhas orações, durante as refeições, ao deitar, ao acordar, etc. Em todos os momentos sigo buscando descobrir, observar, refletir, compreender e eliminar os egos e despertar a consciência (em casa, nas ruas, no trabalho, etc). Algumas vezes por semana procuro fazer outras práticas espirituais. Assim cuido do SER.

Cuido da melhor forma possível de todos os meus pertences pessoais, deixando-os limpos, organizados, em harmonia. Faço o mesmo com a minha casa e com tudo o que se relaciona com o meu trabalho profissional. Todo o exterior é reflexo da minha alma, quando sou descuidado com meus pertences isto reflete uma parte da minha desorganização interior. Procuro ver minha alma em todas as coisas, por isto procuro tratar com amor a tudo e a todos.

Diariamente dedico parte de meu tempo para amar a Mãe natureza, separando o lixo orgânico do seco, reaproveitando a água da máquina, procurando não desperdiçar os alimentos, etc. Quando estou pelas ruas cuido para não poluir.

Diariamente, ao longo dos anos, venho trabalhando para eliminar os egos que prejudicam meu relacionamento com meus filhos, minha célula familiar. Aos poucos estou procurando despertar as virtudes que me levam a ser um pai melhor, mais afetivo, mais carinhoso, mais compreensivo, mais responsável, mais presente, etc.


Com relação aos trabalhos voluntários gratuitos, venho me educando para estar sempre contribuindo para diminuir o sofrimento dos semelhantes. Atualmente escrevo e publico gratuitamente estes livros para o despertar da consciência, todas as sextas, sábados e domingos, durante a noite. Dedico uma hora por semana em três semanas do mês para atendimentos voluntários  (primeira semana na pediatria de um hospital público, com a musicoterapia; na segunda semana ensino meditação e filosofia para crianças de uma escola pública; na terceira semana estou incluindo tratamento com a musicoterapia para gestantes de alto risco, em outro hospital público). Além destes trabalhos fixos e continuados, realizo esporadicamente campanhas para doação de alimentos, fraldas, roupas, etc, para Asilos, Orfanatos e outras instituições assistenciais. Também procuro aproveitar toda oportunidade que tenho de ajudar os desfavorecidos, moradores de rua, mendigos, etc.

Estou me aprimorando na arte de realizar estas atividades, quanto mais desperto a consciência, melhor atuo em todas as ações que citei acima. Sou um aprendiz, realizo tudo de acordo com o nível de consciência que possuo.

Este é o trabalho do despertar que sugiro, eliminar os egos, despertar as virtudes (consciência) e produzir a harmonia em todos os aspectos da existência.

Equilíbrio: cuidados com o corpo, centro emocional, centro intelectual, o SER, pertences, natureza, família, trabalhos voluntários.

No próximo capítulo vou fazer algumas reflexões sobre os trabalhos voluntários.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário