sábado, 2 de setembro de 2017

A consciência e os esportes (A Consciência) - cap.49

A verdade é o ar da vida, a eterna poesia que os pulmões recitam incansavelmente. A cada novo alento uma nova felicidade, existir.

A alma é o ar do amor, por ela sobrevive ao respirar de si, consciência!


--------------------------------

Os esportes foram a principal fonte que alimentou em mim o vício por competições.

As competições são uma fábrica de produzir tristezas, frustrações, derrotados. Uma reunião de muitos times e somente um é campeão. Quem se lembra do vice?

Onde está a inteligência de reunir muitas pessoas ou times para somente um ser ganhador? Produzir uma grande quantidade de derrotados é inteligente?

Compreendo que a cooperação é inteligente, consciente, amorosa!

As competições se espalham para todas as atividades humanas. Competições nas salas de aula, nas empresas, nos esportes, nos relacionamentos afetivos, na política, na ciência, nas artes, etc. A busca por ter o melhor carro, por ser o que se veste melhor, por ser o que fala mais bonito, por ser o mais influente, por ter mais poder, por dançar melhor, por escrever melhor, etc.

Há muitos anos estou trabalhando para tirar as competições da minha alma, consegui muitos avanços, mas ainda tenho muito o que trabalhar. Vez ou outra me pego desejando ter razão, desejando fazer de uma conversa uma disputa, etc. Tudo isto, ao meu ver, é muito vergonhoso.

Aos poucos estou aprendendo a ouvir respeitosamente as pessoas e mesmo que não concorde, me tornando consciente de que não necessitamos discutir por estas questões. A amizade, o amor, podem estar presentes mesmo havendo diferenças.

As competições estimulam o ganhador a se sentir superior, melhor que os demais, a se envaidecer, alimentam seu orgulho. Já os perdedores são estimulados a ficarem tristes, a desejarem revanche (sentimento de vingança), a terem inveja, etc. Dos dois lados criam novos egos e alimentam egos velhos, fortalecem a inconsciência.

Compreendo que todo o progresso gerado por meio das competições poderiam ser muitas vezes mais eficientes por meio da "cooperação"! Tenho convicção que tudo o que as competições podem fazer, a cooperação é capaz de fazer melhor e sem deixar sequelas.

Uma parte muito grande da minha alma está presa nas competições, resgatar a consciência está sendo um trabalho para me reeducar e eliminar os egos que competem.

No próximo capítulo farei reflexões sobre a economia inflacionária e os esportes.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário