sábado, 16 de setembro de 2017

A consciência e a saúde (A Consciência) - cap.63

Sinto o amor como um lago sereno de águas límpidas, espelhando a paz em cada gota cristalina de sua pureza. Busco beber de sua fonte para me inebriar de luz!

--------------------------------

Hoje em dia é muito simples verificar a falta de consciência nas atividades que envolvem a saúde pública, de um modo geral.

Digamos que somos um integrante de uma família e estamos financeiramente muito bem. Os principais responsáveis por estarmos vivos e desfrutando das boas condições de vida são os nossos pais. Eles nos geraram, trocaram nossas fraldas, nos protegeram dos perigos, trataram as nossas enfermidades, nos levaram para a escola, etc. Agora estamos financeiramente muito bem e consequentemente vivendo muito bem.

Façamos de conta que os nossos pais estão passando por necessidades e nós simplesmente vamos fazer de conta que eles não existem! Isto é uma atitude sensata?

Somos todos irmãos neste planeta, todos fazemos parte de uma mesma família, entretanto estamos competindo uns com os outros, estamos nos agredindo, estamos nos explorando... A mãe natureza nos gerou e cuidou, agora estamos dando as costas para ela?

Uma grande maioria está passando fome e sofrendo de inúmeras enfermidades e a minoria privilegiada poderia resolver isto em pouco tempo, mas não há consciência.

De que me adianta despertar a consciência e não falar em nome dos que estão sofrendo? São nossas irmãs e irmãos!

Se a maioria no planeta não se alimenta devidamente, se são forçados a levar uma vida que agride ao próprio corpo, consequentemente adoecem... E a saúde deles não é cuidada... 

Compreendo que a maioria sofredora está vivendo nesta situação por razões relacionadas com ações e consequências. Não comprovei a realidade de outras existências e a realidade de que as ações  em existências passadas geram consequências nesta existência, mas não vejo outro caminho mais sensato do que este. Dentro desta perspectiva, todos nós estamos merecendo os sofrimentos que estão nos afligindo... 

Merecemos ser governados por pessoas egoístas e corruptas? Os países subdesenvolvidos merecem serem explorados pelo egoísmo dos países desenvolvidos? As vítimas de tirania foram praticantes de tiranias em existências passadas e agora estão vivendo as consequências? Merecemos as guerras?

Como combater os sofrimentos humanos se somos merecedores deles? Acho que o caminho é combatermos as causas, fazermos por merecer não sofrer mais, auxiliarmos uns aos outros primeiramente!

No próximo capítulo continuarei com estas reflexões.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário