domingo, 10 de setembro de 2017

Inconsciências no verbo (A Consciência) - cap.59

AMIZADE

Força de atração que nasce entre dois seres, imantada pelas afinidades e pelo respeito.

Elo sem amarras, união sem fronteiras, individualidades em comunhão, harmonia, equilíbrio.

Magnetismo que mantém os astros ao redor do Sol (amor) e os concede a liberdade de voarem seguros no espaço infinito!

--------------------------------

Se pegamos um texto que menciona que as crianças são horríveis, que são pesos nas vidas dos pais, que não prestam, etc, e fazemos com que uma criança leia este texto várias vezes ao longo de um ano, com certeza vamos afetar a psicologia desta criança. "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...". "Contemos uma mentira mil vezes e ela começa a se tornar uma verdade".

A mídia, as artes, a política, as religiões, etc, transmitem valores de forma repetitiva, gerando condicionamentos e modificando comportamentos.

Vou transcrever abaixo algumas letras de músicas e refletir a respeito:

"Ei dor, eu não te escuto mais, você não me leva a nada. Ei medo, eu não te escuto mais, você não me leva a nada. E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol, é pra lá que vou."

Esta é uma música popular muito conhecida aqui no Brasil. Eu escuto a dor, ela é minha professora, está me educando para me transformar. Se eu não der ouvidos continuarei sofrendo. Eu escuto o medo, preciso compreender porque ele existe, compreendê-lo e eliminá-lo. Eu não vou para onde tenha sol, eu faço parte da natureza e ela é dual, dia e noite, alegria e tristeza, etc. Não tenho como fugir na natureza, estou dentro dela. Não vou para o Sol e não fujo da noite, apenas vivo e procuro aprender com os dois.

....................................

"Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar..."

Trecho de música famosíssima.
Não vou amar por toda a vida, apenas amo. Não determino o limite do amor, pois ele é livre! Os autores desta canção, pelo que a mídia já mostrou, trocavam de mulher como alguém que lava as mãos... Como podem saber algo de amor por toda a vida?

....................................

"Só você não vê, finge que não sabe, que eu estou sofrendo por causa de você... Eu me sinto só por causa de você... Eu te quero tanto, tanto que nem sei dizer... "

Trechos de outra canção bem conhecida popularmente.
Eu sofro por minha causa, não culpo a outra pessoa. Me sinto só por minha conta, não responsabilizo a outra pessoa. Eu não "quero tanto" outra pessoa, não desejo pessoas, as respeito. Se tenho afeição procuro demonstrar e saber se a outra pessoa corresponde, caso contrário me educo para respeitar e me afastar.

....................................

"Com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida..."

Outra música famoso, direcionada para crianças.
Eles não estão bebendo água, estão bebendo pinga, cerveja, caipirinha ou qualquer outra bebida alcoólica. Esta é uma música para crianças...

....................................

Muitas letras estimulando ciúmes, paixões, luxúrias, raiva, ressentimentos, vinganças, machismo, pornografia, fanatismo, etc. Também já ouvi músicas religiosas com estas inconsciências, mas não sinto a necessidade de ficar exemplificando, com um pouco de bom senso qualquer pessoa pode identificar.

Como vou ficar cantando e sentindo estes significados?

Bem, mesmo assim eu canto algumas destas canções em circunstâncias onde não tenho o que fazer, mas nestes momentos reflito sobre os motivos de estar cantando estas canções e nestes casos interpreto as mais leves.
Sou professor de música e se for tirar todas as letras que alimentam os egos, vou acabar morrendo de fome. Frequentemente esclareço os meus alunos sobre os prejuízos das letras inconscientes e explico porque tenho que cantar algumas nas aulas. Quando estou sozinho ou fazendo um evento onde não devo dar satisfações, eu seleciono as músicas que vou cantar e não interpreto músicas com letras que alimentem meus egos.

Como disse, canto em forma de oração, sentindo o significado de cada palavra, frase, letra. Mas não sou fanático, já cantei várias músicas inconscientes para alegrar alguns pacientes em hospitais, eles me pedem e eu não nego. Uso de um mau menor para combater um mau maior, quando não tenho outra opção.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário