sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A mídia e os egos (A Consciência) - cap.46

Verbo em flor para a terra e o fogo, verbo carinho à água e ao ar.
Verbo respeito à tudo e a todos, lábios são mãos esculpindo a paz!

--------------------------------

Filmes e novelas criam um enredo recheado de trilha sonora, efeitos especiais, cenários, etc. Facilmente adormecem a minha consciência e me fazem sentir raiva do bandido que machucou o filho do mocinho; me fazem ficar ansioso na perseguição, desejando que o mocinho alcance o vilão e o agrida bastante; me fazem desejar que um artista seduza o outro e que aconteçam as cenas de sexo; me fazem ter medo, ansiedade, ciúmes, inveja, etc. Em todas estas situações eu fico sentado no sofá da sala enquanto a televisão fica servindo um banquete, alimentando todos os meus egos! Como vou eliminar meus egos e despertar a consciência se fico alimentando estes defeitos psicológicos?

Um jornalista de um programa de criminalidade usa do tom de voz e estratégias de narração para me induzir a ficar com raiva do bandido, desejar que ele seja preso ou torturado, ou morto. Alguns filmes colocam o bandido como herói, um paradoxo curioso! E nos educam a admirar e torcer pelo sucesso deste bandido...

Certa vez estava vendo um filme com meu filho, em uma cena de perseguição os efeitos especiais e trilha sonoro fizeram meu coração acelerar e comecei a produzir ansiedade. Por ter me educado a viver em observação de mim mesmo, identifiquei que estava sendo manipulado e usei de uma estratégia anulando a ação da mídia e me mantive sereno. Em outro filme o enredo foi elaborado pra levar os telespectadores a terem raiva dos racistas e desejar a morte de todos eles. Neste filme o herói negro se vingou de todos e promoveu uma chacina. Como eu estava em auto-observação identifiquei a situação e mantive-me sereno.

Eu não aprovo o racismo e nenhuma forma de preconceito inconsciente, porém, não aprovo o ressentimento, a vingança, o ódio. A consciência é compreensão e combate a ignorância com o amor, de forma pacífica.

As mídias nos manipulam oferecendo prazeres fáceis para os nossos egos. Quanto mais alimentam os nossos egos, mais adormecida fica a nossa consciência.

No dia a dia os egos que foram alimentados pelas mídias, controlam nossos corpos e vivem produzindo desarmonias em nossas vidas.

Fui escravo da televisão e levei mais de dez anos para me libertar deste vício. Hoje trabalho no sentido de ensinar atalhos aos que tenham vontade de se libertar destes vícios, para que não levem tanto tempo quanto eu levei.

Continuarei escrevendo amanhã.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário