sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A consciência e a vitalidade (A Consciência) - cap.77

O apego é o meu desejo de ser escravo acorrentando a liberdade do SER...

--------------------------------

Sobre o capítulo anterior acrescento que busco exercitar a consciência da dimensão vital zelando pela saúde do meu corpo físico; procurando não agredir a vitalidade da mãe natureza com a poluição e maus tratos e procurando ajudar no tratamento da saúde de pessoas que estão sofrendo de enfermidades, dentro das minhas limitações.

Quando tratei do tema "Consciência e Saúde" falei indiretamente sobre a consciência com a dimensão vital, pois a vitalidade é a saúde.

Tenho contato com muitas informações relacionadas com a medicina e a saúde, procuro filtrar e utilizar estas informações para me tornar mais consciente no trato com o meu corpo físico. Procuro usar o bom senso.

Ao longo dos anos eu fui eliminando o hábito de tomar refrigerantes, depois fui eliminando o hábito de tomar sucos industrializados, depois fui parando de tomar suco de polpas comercializados e passei a fazer suco de frutas em casa, atualmente estou parando com os sucos e comendo as frutas. Tive contato com uma pesquisa científica onde se registra que o suco das frutas separa a frutose de outra substância, fazendo com que a frutose seja agressiva para o fígado. Ainda não tive oportunidade de verificar a veracidade desta informação, mas a prática de comer a fruta me parece que será boa pra minha saúde, me possibilitando ingerir mais fibras.

Ao longo dos anos eu também estou tirando da minha alimentação os enlatados e demais alimentos com corantes, conservantes, etc.

Eu não tenho uma boa condição financeira, por este motivo faço o que posso. Não consigo comprar alimentos orgânicos porque são muito caros.

Não sou favorável de pregar que o despertar da consciência depende de que tenhamos uma boa saúde, que tenhamos uma alimentação rica, pois desta forma estaria limitando o despertar da consciência para pessoas com boas condições financeiras. Eu tenho uma vida modesta e busco o despertar da consciência dentro das minhas limitações, isto é o que eu sugiro.

Estarei no caminho de uma alimentação saudável? Talvez sim. Compreendo que cada um trabalha com a consciência que tenha sobre o assunto e que um ponto que vejo como valor absoluto é que a consciência é amor, e buscar ser consciente no trato com a saúde é ter uma relação respeitosa com a dimensão vital.

No próximo capítulo farei reflexões sobre o vegetarianismo e o veganismo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário