domingo, 1 de dezembro de 2019

Livro 8 - O perdão (Recapitulação) - cap.14

A consciência é a alma da pérola,
Uma joia inalcançável pelos desejos!

----------------------------------

Perdoar é eliminar os ressentimentos.

Os ressentimentos são emoções produzidas pelos egos da raiva e automaticamente geram os desejos de vingança. O resultado dos desejos de vingança são os egos xingando, agredindo fisicamente, destruindo a imagem dos seus desafetos com fofocas, chutando os móveis, quebrando utensílios, etc. Onde está a lucidez?

A raiva nos tira o equilíbrio, é como a embriagues por bebida alcoólica. Sob o efeito da embriagues os nossos movimentos ficam afetados, os nossos pensamentos e sentimentos ficam descontrolados. Pessoas embriagadas cometem acidentes no volante de carros, cometem acidentes nas relações interpessoais, cometem acidentes consigo mesmas!

Qual o sentido de me colocar em uma situação que só vai me fazer destruir a mim mesmo e aos demais?!

No livro 8 trato de forma detalhada  sobre o perdão, é um assunto muito profundo e de fundamental importância para um viver melhor.

O passado bom me estimula a criar saudosismos, e o passado ruim me estimula a criar os ressentimentos. Da mesma forma, o possível futuro bom me estimula a ficar criando fantasias, e o possível futuro ruim me estimula a ficar criando egos de preocupações. As experiências de vida no passado são importantes, referências, e as perspectivas para o futuro também são importantes, desde que sejam administradas por uma consciência que se mantenha no momento presente, administradas de forma inteligente, buscando um crescimento interior.

Não vejo como simples eliminar os egos, pelo menos para mim não tem sido simples. Estou há mais de trinta anos trabalhando na desconstrução de várias inconsciências, egos. De uns cinco anos pra cá eu tenho conseguido perceber uma luz no fim do túnel! Os métodos que usei não deram resultados para mim, por isto tive que construir meus próprios métodos. Agora faço o possível para ensinar atalhos!

Para perdoar precisamos desconstruir as intolerâncias, as impaciências, as revoltas, e todos os egos ligados a estas inconsciências. Muita observação, reflexão e compreensão.

Eu não me esqueço quem são as pessoas, não me esqueço das maldades cometidas, e diante destas pessoas fico alerta para que não me prejudiquem mais. Perdoar não é esquecer, perdoar é eliminar os ressentimentos, é ser inteligente consigo mesmo.

No próximo capítulo vou fazer uma reflexão pra concluir este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário