sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Livro 10 - A vontade e o Desejo (Recapitulação) - cap.17

Beijo

Feche suavemente os olhos
Sinta na pele a brisa
Asas do meu coração
Bailando, buscando em teus lábios
Tocá-la feito beija-flor! 

---------------------------

Os desejos são dos egos, a vontade é da consciência.

Os egos da raiva desejam brigar, os egos da preguiça desejam ficar no ócio, os egos da fofoca desejam fofocar, os egos da prepotência desejam se sentir superiores, etc.

A consciência é um conjunto de virtudes que se sustentam por meio da energia da vontade.

Diante da necessidade de esperar em uma fila, a paciência observa a situação e reflete sobre a melhor postura. Para fazer isto a virtude usa da energia da vontade consciente.

Diante de uma ofensa a virtude da serenidade observa, reflete, compreende, e gera atitudes serenas e equilibradas, por meio da força da vontade consciente.

O corpo sente fome, o ego da gula sente o desejo de comer. O corpo sente as suas necessidades instintivas, os egos usam estas necessidades e sobre elas criam desejos inconscientes, egoístas, que não consideram os demais seres, não consideram sequer a própria saúde.

Nos relacionamentos afetivos é natural surgir a excitação sexual entre pessoas adultas, mas, sobre estas experiências criamos a luxúria, o desejo inconsciente por sexo, vício por sexo. Muitas pessoas se tornam aberrações, criam desejos sexuais por crianças. Temos padres, pastores, juízes, médicos, etc, que abusam sexualmente de crianças, jovens e pessoas adultas que estão vulneráveis.

Todos estes atos denotam "inconsciência", falta de respeito, abuso.

Eliminar os egos é um trabalho para desconstruir inconsciências. Em cada ego eliminado, eliminamos também desejos inconscientes, doenças psicológicas. E em cada virtude desperta, consciência, despertamos também uma porção de "vontade" consciente.

No próximo capítulo vou concluir a recapitulação.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário