domingo, 1 de dezembro de 2019

Livro 8 - Reflexões sobre o perdão (Recapitulação) - cap.15

O toque do SER

Toco o azul  com o olhar
beijando o céu

Com o coração eu toco o amor
beijando a luz

Com os pés nos chão eu toco a vida
e beijo o ar

Com a reflexão me toco alma
e beijo a Deus!

---------------------------

Atendendo em um Hospital Psiquiátrico, com a musicoterapia, ao terminar uma atividade recebi um abraço afetuoso de um homem, uma demonstração de gratidão. Quando retornei ao Hospital ele havia recebido alta, e depois de algumas visitas ele estava internado novamente. Neste último contato ele falou comigo: eu sou Hitler, você é mal! Algo no estilo.

Tem sentido eu ficar com raiva de uma pessoa com desequilíbrio mental?

Vi uma matéria sobre a infância do Hitler, sobre Freud ter recomendado a sua internação e a família não ter seguido a orientação. Sobre ele ter sido rejeitado para estudar artes, etc. Depois pude compreender que o diabo é uma pessoa que não foi amada devidamente, que não foi tratada, que teve um motivo para se tornar o que se tornou.

O diretor de uma escola e seu vigia tiveram atitudes bem ignorantes comigo. Depois de tantas experiências no passado sendo controlado pela raiva, eu consegui manter o equilíbrio e refletir. Se eu tomasse uma atitude percebi que poderia prejudicar várias pessoas e suas famílias, como reflexos de uma conflito com o diretor e o vigia.  Poderia denunciá-los mas as consequências poderiam ser muito ruins pra mim, minha família e muitas pessoas. Então resolvi silenciar.

Fiquei anos convivendo no ambiente, evitando contato com estas pessoas. Anos trabalhando a reflexão e desconstruindo ressentimentos. Agora  os dois saíram do meu caminho. Mas foram ótimos professores, sou grato por me darem tantos momentos para eu estudar os meus ressentimentos!

A fala popular  se refere ao "malandro" como uma pessoa inteligente, astuta. Bem, pra mim o amor é o maior "malandro", ele age com inteligência, sem impulsividade, sem orgulho ferido, sem vergonha. Seu silêncio não é medo, nem fraqueza, é "inteligência".

Todos os egos são ignorâncias, burrices, precisam ser desconstruídos.

Todas as pessoas que fazem algo para gerar raiva, são pessoas doentes. Uma pessoa saudável não age para prejudicar os seres e a natureza. Lembro-me do hospital psiquiátrico... Ter raiva de uma pessoa doente? Ter raiva de um político facista? De uma pessoa mal caráter? São pessoas doentes. Se eu fico com raiva estou permitindo que pessoas doentes me manipulem! 

Busco agir para combater as pessoas ruins, porém preciso da maior calma possível, da maior malandragem, inteligência, sem  me envolver emocionalmente.

As emoções quem as produz sou eu, os ressentimentos quem os produz sou eu. Desperto a consciência para construir emoções saudáveis e eliminar as emoções doentias!

Eliminar ressentimentos é a pura inteligência!

No próximo capítulo vou  fazer uma recapitulação do livro 9 e logo terminarei de recapitular os 11 livros escritos até o momento. Depois das recapitulações vou escrever novos livros, complementando "A morte do ego e o despertar da consciência".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário