sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Livro 11 - A preguiça (Recapitulação) - cap.18

Luz que ilumina e não ofusca
Fogo que aquece com carinho
Verdade manifesta no silêncio
Ceia que recebe o pão e o vinho:

AMOR, CONSCIÊNCIA!

---------------------------

Para desconstruir vários egos de preguiça eu uso de disciplinas simples:

* organização - um lugar para cada coisa, cada coisa em seu ugar. Com esta disciplina evito o desleixo de deixar, sapatos, roupas sujas, objetos pessoais largados pela casa, gerando desarmonias.

* harmonia - além de estabelecer um lugar para cada coisa e colocar cada coisa em seu lugar, ser atencioso, cuidadoso, colocar as coisas com cuidado, com zelo, atento para a estética.


* ordem / agenda - me educar para fazer as tarefas na ordem das prioridades. Anotando em uma agenda as necessidades evito os esquecimentos e organizo as tarefas necessárias para organizar a minha vida. 

* prudência - verificar se tenho todo o necessário para a realização de alguma tarefa, antes de iniciar. Ao terminar a tarefa deixar tudo em ordem e verificar se não estou deixando nenhum traço de desarmonia no ambiente. Exs: refeição, banho, sair do quarto após o acordar, etc.

* não deixar para depois - não deixar para depois tudo o que eu posso fazer agora.

* pontualidade - me organizar para sempre chegar com antecedência nos locais dos meus compromissos.

* dar o primeiro passo - por maior que seja a tarefa, me educo para dar o primeiro passo e fazer o que posso, nem que seja uma grama de ação!

* não desejar resultados - fazer o melhor que posso, com o que tenho e não desejar resultados. Se tudo deu certo, bem, se não deu certo, resignação, serenidade e vida que segue. Nem sempre tudo fica bem, as vezes as prioridades nos obrigam a deixar outras atividades sem serem cumpridas. Refletindo me protejo de criar os egos do perfeccionismo, ou transtornos do tipo TOC.

Por meio destas simples disciplinas tenho um poder de melhorar radicalmente a minha vida e gerar benefícios para os seres ao redor!

Coloquemos a luz e o escuro se afasta. Coloquemos consciência e a inconsciência perde espaço. Coloquemos a virtude da diligência e a preguiça vai morrer! Mas, refletindo, observando, analisando as inconsciências dos egos de preguiça, descobrindo sua falta de sentido e desconstruindo os desejos da preguiça.

"Ou você controla seus atos, ou eles o controlarão" (William Shakespeare).

A disciplina é a ferramenta criada e usada pela consciência, para se expressar no mundo. A indisciplina é a ausência da consciência, ego, entropia, inconsciências. Não há meio termo. Cada pessoa faz a sua escolha, ou conduz a sua vida ou deixa a sua vida ser conduzida por hábitos inconscientes.

Por aqui encerro este livro, "Recapitulação".

Agora vou inciar o livro "Felicidade".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com
.
Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário