domingo, 22 de dezembro de 2019

Criando os egos (Felicidade) - cap.25

O ourives esculpe no ouro a joia, a consciência esculpe na alma a virtude, o ego esculpe sonhos no vento...


---------------------------

A vida é cíclica, os dias se repetem, as semanas se repetem, as estações do ano se repetem. Os prazeres que vivemos na manhã ficam registrados em nossas memórias e na manhã do dia seguinte somos estimulados a lembrar do prazer vivido e é natural que criemos o "desejo" de reviver o prazer, assim criamos os egos.

Comer é bom, mas nós criamos o vício de comer, a gula. Dois seres que vivem os prazeres carinhosos na união sexual ficam felizes, mas nós criamos o desejo de sexo, a luxúria. Poder se vestir bem é agradável, mas nós criamos a vaidade.

Em uma relação que termina ficamos tristes porque aquela pessoa que nos estimulava a produzir a emoção de felicidade decidiu ir embora. Em outras relações, lembrando do "desprazer" experimentado ficamos com "medo" de viver experiências semelhantes e criamos o ciúmes, uma atitude se protegendo, querendo manter a posse sobre a pessoa que me estimula a ser feliz, um desrespeito a liberdade do outro SER.

Os egos são criados desejando os prazeres, e desejando fugir dos desprazeres. E também são criados pela simples repetição de movimentos, ou pensamentos, ou emoções, ou seja, condicionamentos.

O nosso centro motriz tem registros, memórias de movimentos, e criamos egos com suas atitudes mecânicas. O nosso centro emocional tem registros, memórias de emoções, e os egos se utilizam de vícios de produzir emoções ressentidas, raivas, angústias, etc. Assim também, temos memórias instintivas e memórias intelectuais.

Os egos estão relacionados com a felicidade ou com o medo de perder o prazer, ou com as  atitudes repetidas que geram condicionamentos. Depois de criados os egos vão se fortalecendo e nós ficamos escravos deles. Quanto mais alimentamos os egos, mais eles tem poder sobre nós, e mais difícil se torna eliminar estes egos e despertar a consciência.

No próximo capítulo vou escrever sobre o inferno.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário