sábado, 7 de dezembro de 2019

O dom de produzir alegria (Felicidade) - cap.04

O corpo

Se tua carroça é velha, cuide dela com carinho. Saiba usá-la para transportar o amor (consciência) sobre a terra.

Muitos possuem formosas carruagens, mas vivem carregando o vento (ego) de um lado para o outro!

---------------------------

Quando eu era jovem tive uma fase na minha vida onde a minha irmã mais velha me convidava para ir a casa dela jogar baralho com ela e o esposo. Eu era muito bem recebido naquele lar, e o conjunto das experiências me estimulava a produzir a energia da felicidade! Havia o jogo, o cafezinho com torradas, a casa acolhedora e o tratamento carinhoso.

Hoje em dia um jogo de baralho não me estimula mais, não me atrai, é algo que não tem graça pra mim. Me tornei uma pessoa diferente.

Ao longo da minha vida eu tive momentos onde jogar futebol me estimulava a produzir felicidade, e eu fiz isto muito! Também descobri uma grande satisfação interior praticando natação, nadando sozinho por trinta, quarenta minutos, em piscinas, lagos, rios, mares.

Ao longo de uma existência é muito saudável ir descobrindo várias fontes que nos estimulam a produzir felicidade. Tendo duas ou três fontes de felicidade, podemos alternar e proteger estas fontes. Estudar música, tocar instrumentos, cantar, compor canções, é uma fonte que me estimula a produzir felicidade, desde a adolescência até os dias de hoje. Mas, as vezes eu sinto a necessidade de me afastar um pouco das composições, dar uma pausa, e depois retomo com ânimo renovado. Nestes momentos que me afasto de um dom, pratico outros.

Até o fim de nossas existências podemos descobrir novos dons, isto é maravilhoso! Estes dons renovam a nossa VONTADE DE VIVER!

Algumas pessoas ficam felizes cozinhando, outras não gostam de cozinhar; alguns(mas) são felizes estudando matemática, outras(os) não conseguem entender como alguém pode gostar de matemática!

Os seres somos diferentes e ajudamos uns aos outros com os nossos diferentes dons.

É muito valoroso observarmos a beleza de produzirmos felicidade fazendo algo que nos estimula a produzir estas emoções. E também é muito bonito quando observamos alguém sendo feliz ao fazer algo que não nos agrada, e conseguimos compreender que ela está sendo feliz da mesma forma que nós somos felizes com outras atividades. EMPATIA!

O dom de produzir felicidade é um tesouro! Os meus tesouros são as atividades que me estimulam a produzir o meu paraíso.

Podemos aprender a gostar de algumas atividades?

Amanhã voltarei com as reflexões sobre a felicidade.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário