sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Retrospectiva ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.158

Correção do cap. 156 :

"Aqui fazemos três exercícios em um, relaxamos, trabalhamos a concentração e o relaxamento."

O certo é:

"Aqui fazemos três exercícios em um, relaxamos, trabalhamos a concentração e a imaginação."

---------------------------------

Retrospectiva diária

Este exercício é uma forma bem simples de praticarmos o auto-conhecimento.

No final do dia, antes de dormirmos, fazermos um relaxamento e com os olhos fechados reconstruirmos todas as cenas do nosso dia usando a imaginação consciente. Não fantasiar, rever o que realmente aconteceu, o que pensamos, o que sentimos, o que falamos, como nos comportamos em cada circunstância do dia.

Começar de trás para frente, ou seja, imaginando o momento antes de deitarmos, a circunstância antes deste momento, até chegarmos no momento onde acordamos e os sonhos que tivemos antes de acordar. As cenas recentes estão mais frescas na memória e nos ajudam a lembrarmos das outras. 

Nas primeiras vezes que fazemos esta prática normalmente sentimos dificuldades de lembrar dos acontecimentos. Exercitando seguidas vezes, dia após dia, vamos descobrindo como a memória melhora quando colocamos a atenção aonde estamos, viver com a atenção voltada para o exterior e para o interior, observando o que pensamos, sentimos e fazemos.Quando fazemos esta prática diariamente sabemos que no final do dia vamos reconstruir as cenas e passamos a viver como um observador atento. A memória é fruto da atenção! Esta prática reforça a necessidade de vivermos em atenção a cada instante.

Depois de uns dias fazendo este exercício, quando revivemos a refeição matinal já sabemos mais ou menos os egos que irão se manifestar; quando estamos no trabalho começamos a descobrir quais comportamentos condicionados provavelmente vão aparecer em nós e isto vai acontecendo em todas as situações. Desta forma nos antecipamos aos defeitos psicológicos e começamos a estudá-los com mais eficiência, passamos a ter melhores elementos para refletir sobre estes egos e a nossa compreensão sobre nós mesmos começa a se desenvolver de uma forma muito saudável!

Durante a prática da RETROSPECTIVA nós exercitamos a "imaginação", a "concentração", o "relaxamento" e desenvolvemos uma profunda compreensão de quem somos.

Leitoras (es), se vocês fizerem este exercício diariamente durante um mês eu tenho certeza que terão muito bons resultados, vão descobrir muitos defeitos que precisam ser eliminados da personalidade, descobrirão muitos erros psicológicos que precisam ser corrigidos e é claro, descobrirão as virtudes que já possuem e precisam manter, aprimorar.

Já tiveram a oportunidade de se ver em uma filmagem? Não somos estranhos? Assim conseguimos observar de fora o que somos, como agimos, como falamos e isto gera uma estranheza no começo. Na filmagem percebemos comportamentos que nem imaginávamos ter! A retrospectiva é um pouco parecida, começamos a ver melhor quem somos.

Nesta prática não devemos ficar raciocinando em cima do que estamos revendo, apenas reconstruir as cenas e rever, desta forma vamos intuitivamente produzindo o auto-conhecimento.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário