sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A agenda e o fanatismo ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.160

O perdão é um gesto de carinho ao coração e ele então se faz feliz!

---------------------------------

No capítulo anterior me referi a importância de fazer uma atividade de cada vez, vou esclarecer.

Quando estou na cozinha fazendo o almoço fico atento ao arroz, preparo os ingredientes, refogo, coloco o arroz e deixo o fogão fazer o resto. Enquanto o arroz está no fogo vou fazer a salada, depois vou cuidar de um outro prato, etc. Entre uma atividade e outra vou lavando a louça e mantendo a pia limpa. Neste caso estou fazendo várias atividades conjuntas, mas uma de cada vez.

Na minha cozinha tenho a área de serviço e enquanto preparo o arroz, por vezes eu deixo a máquina de lavar trabalhando e quando chega no momento da troca de água eu interrompo os preparativos com o almoço e recolho a água da máquina de lavar para reciclagem, depois volto para o almoço. Ou seja, aqui faço duas atividades distintas, mas no mesmo ambiente e quando estou em uma interrompo a outra, uma de cada vez. Tudo é uma questão de bom senso.

Atividades como passar a roupa são muito perigosas, não realizo nenhuma outra de forma conjunta, qualquer possível distração e posso causar um acidente.

Em relação a outras atividades a minha disciplina é diferente. Se estou atendendo um telefone não faço outra coisa ao mesmo tempo, é um desrespeito com quem eu falo. Se estou mexendo no computador também não faço outra coisa ao mesmo tempo.

Quando fazemos  duas atividades ao mesmo tempo nossa mente se educa a ser como um macaco, pulando de galho em galho! Isto é muito prejudicial para a concentração, nos educamos para sermos desconcentrados, desta forma não é possível fazer uma meditação.

É importante ficar claro, quando faço atividades conjuntas, se estou em uma fico somente nela, se estou na outra fico somente nela, não realizo duas ao mesmo tempo.

Quando educo a minha mente a se concentrar em uma atividade de cada vez, quando vou fazer uma meditação ela está preparada, tenho mais facilidade de me concentrar. Se tenho o hábito de fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo minha mente se educa para ficar saltando de um pensamento para outro, descontroladamente. Quem faz duas atividades ao mesmo tempo sempre fica desatento a uma ou a outra, se educa para a desatenção, para o desrespeito. Conversamos com alguém e ao invés de ouvir a pessoa ficamos pensando em outras coisas, dirigimos e nossa mente fica voando, estamos limpando a casa ou em uma sala de aula e a nossa mente fica divagando... Nossa mente, quando não educada, fica sendo levada pelos egos para o passado e para o futuro, 

Estou me reeducando aos poucos, gradativamente, e isto é o que sugiro, sempre, mudanças gradativas, de forma reflexiva, com segurança.

Amanhã provavelmente vou introduzir a "meditação".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário