domingo, 29 de janeiro de 2017

Koan (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.163

Reencontro divinal, mergulhar a Essência-Flor nas entranhas-universo do seu próprio Ser.

Nosce Te Ipsum!

---------------------------------

Certo dia, tarde da noite, atravessando apressadamente uma avenida na cidade, um homem que até hoje não sei quem é me falou em alto e bom tom: 

*  "Pra que a pressa, se o futuro é a morte?"

Sou agradecido a ele por esta frase tão interessante para reflexão. Sugiro que a usem na prática de Meditação.

Porque buscamos o fim, se o fim é o término de tudo? Não seria mais interessante aproveitar todos os instantes da jornada?

Podemos subtrair muitas reflexões desta frase, em diferentes perspectivas, sobre diferentes situações práticas da existência.

Buscamos o êxtase na meditação? Se fazemos uma prática "desejando" o êxtase vamos nos perder nos desejos por um "fim". Se vivemos a cada instante o caminho, o processo, valorizando cada momento, poderemos chegar na consciência que está além do tempo, e dentro dela teremos o êxtase e dentro dele estaremos no infinito!

Fazer a meditação e não desejar alcançá-la, desejo é ego, meditar é buscar o SER.

---------------------------------

Vou deixar-lhes mais duas frases para a meditação, podem escolher uma ou outra, ou usar as duas na mesma prática:

*  O diabo também foi uma criança e os seus pais e todos os que participaram da sua formação contribuíram para ele ser o que é! Ele é o único diabo?

* Um anjo também foi uma criança e os seus pais e todos os que participaram da sua formação contribuíram para ele ser o que é! Os méritos da santidade são apenas do anjo?

Políticos corruptos, tiranos, ditadores, marginais, são diabos? Se formaram sem antecedentes? vivemos buscando culpados? E quem é o culpado pelo culpado ser como é? Todos estamos envolvidos com todos? Compreender é bom? Perdoar é bom?

Seguindo o raciocínio acima sugiro reflexões sobre as pessoas virtuosas. 

Meditando sobre estas frases podemos ir muito longe sobre os ressentimentos, idolatrias, sobre a história da humanidade, da nossa família, sobre nossos desafetos, etc.

---------------------------------

Após escolher a frase a ser usada para a prática recomendo que não mudemos, que façamos a prática toda apenas com a frase escolhida. No dia seguinte, se sentirmos vontade, podemos mudar a frase.

No meu caso vejo como muito interessante ficar com apenas uma frase por dias, semanas ou meses.

No próximo capítulo farei reflexões sobre este último comentário.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário