sábado, 14 de janeiro de 2017

Reflexões sobre a ansiedade ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.145

Devagar vou cultivar o verde n'alma, o peito-deserto transformar em jardim de primavera pra florir o Ser, perfumar-me de amor!

---------------------------------

Por várias vezes fiz reflexões sobre a ansiedade e continuarei fazendo, são pontos estratégicos. 

Um jardineiro, enquanto exerça sua função, trabalha até o fim da vida para manter seu jardim em harmonia, retirando as ervas daninhas diariamente, cuidando da terra, eliminando as pragas, limpando, etc. Enquanto eu estiver trabalhando pelo despertar da consciência, sou jardineiro de minha alma-jardim, seguirei retirando as ervas daninhas diariamente, as ansiedades movidas pelos desejos, até o fim da minha vida! Sempre estarei produzindo a Serenidade, diariamente. Não há zona de conforto, ou melhor, todo conforto e paz estão no viver na ausência do ego, na presença do SER!

Refletir sobre os egos, sobre os desejos e as ansiedades, é uma prática constante, ampliando a compreensão da inconsciência para poder eliminar os egos e despertar as virtudes.

Experimentamos prazeres e desprazeres na vida dual e pelo fato de todos os fenômenos serem cíclicos lembramos dos prazeres e desprazeres experimentados em circunstâncias semelhantes e destas memórias, pela falta de maturidade, criamos desejos inconscientes de reviver os prazeres ou de fugir dos desprazeres. Quando agimos para reviver estes desejos estes desejos são alimentados e passam a se tornar mais fortes em nosso interior. Aos poucos estes desejos passam a nos dominar.

Desejo de brigar, desejo de ciumar, desejo de fugir, desejo de falar mal dos outros, desejos do orgulho, da timidez, da vaidade, da luxúria, etc.

Todo desejo nos coloca diante de duas possibilidades, ser satisfeito ou não ser satisfeito. Como existe a possibilidade de não ser satisfeito surge a ansiedade e esta ansiedade desestabiliza a consciência. Aí está o ego, inconsciência dominando o corpo!

O relaxamento, concentração e meditação são instrumentos muito importantes no processo de reeducar nossos veículos para deixarem de ser ansiosos. Mas temos que observar e refletir sobre as ansiedades, para tirarmos seu sentido de existir e depois eliminarmos estes hábitos.

No próximo capítulo vou iniciar com a prática do relaxamento.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário