sábado, 21 de janeiro de 2017

A imaginação ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.155

Feito pássaro eu sou, se há migalhas no caminho, grato olhar lanço ao céu, não havendo alço voo!

---------------------------------

Temos o poder de manusear a nossa substância mental e com ela moldar, criar formas, sons e cores imaginários.

Aprendi a distinguir duas categorias de imaginação e me parece bem sensato fazê-lo, ou seja, nomear como "Imaginação" a prática de construir mentalmente uma realidade e nomear como "Fantasia" a prática de criar mentalmente algo que não existe, imagens para satisfazer os desejos dos egos.

Os egos-fantasia são muitos, quando ligados a cobiça ficam fantasiando a nossa pessoa ganhando na loteria, comprando uma ilha, etc; quando ligados a luxúria ficam fantasiando cenas de sedução com uma certa pessoa e relações íntimas; quando ligados ao ciúmes ficam fantasiando a pessoa companheira nos traindo, etc; quando ligados a ira ficam fantasiando cenas de vingança onde nos vemos agredindo a pessoa que nos maltratou, etc. Enquanto estes egos ficam fantasiando consomem nossas energias psicológicas.

É importante eliminarmos estes egos-fantasia, eles alimentam os nossos outros egos. Como eliminar a ira se ficamos fantasiando vinganças? Como eliminar a luxúria se ficamos fantasiando pornografias?

É muito saudável nos livrarmos destes vícios psicológicos e vivermos atentos ao momento presente, usando a faculdade da imaginação apenas para alimentar a consciência.

No próximo capítulo vou exemplificar a prática da imaginação durante o exercício de concentração no coração, conforme capítulo 154.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário